(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
Michael Franks (La Jolla, Califórnia, EUA,18-09-1944– 20xx) - É um cantor e compositor de Jazz, norte-americano. Já gravou com muitos artistas conhecidos, como Patti Austin, Russell Brenda, Art Garfunkel, e David Sanborn. As suas canções já foram interpretadas e gravadas por Lyle Lovett, “The Manhattan Transfer”, Patti Labelle, McRae Carmen, Diana Krall, Shirley Bassey, Ringo Starr e The Carpenters.
Michael Franks cresceu no sul da Califórnia, com os pais, Gerald e Betty, e as duas irmãs mais novas. Embora ninguém na sua família fosse músico ou cantasse, os seus pais adoravam o “swing” e suas primeiras influências incluem Peggy Lee, Nat King Cole, Ira Gershwin, Irving Berlin e Johnny Mercer. Com a idade de 14 anos comprou a sua primeira guitarra, com seis aulas particulares incluídos, a um japonês Marco Polo por $29,95 dolares. Esta foi a única educação musical que recebeu.
Na “University High” em San Diego, Franks descobriu a poesia de Theodore Roethke com as suas rimas e métrica escondida. Começou a cantar no liceu/secundário “Folk-Rock”, acompanhando-se à guitarra. Quando estudava Inglês na “UCLA”, Michael descobriu Dave Brubeck, Patti Page, Stan Getz, João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e Miles Davis. Nunca estudou música no colégio, ou mesmo, mais tarde, mas ganhou um título de bacharel pela “UCLA” em “Literatura Comparada” em 1966 e “Mestre em Artes” pela Universidade de Oregon, em 1968. Fez um estágio de ensino num doutoramento, em literatura americana, na Universidade de Montreal, antes de voltar a ensinar, a tempo parcial, na UCLA.
Samba Do Soho, faixa 4, do álbum de 2006 “Rendezvous in Rio”.
Songbirds, faixa 10, do álbum de 2006 “Rendezvous in Rio”.
One Day In St. Tropez, faixa 2, do álbum de 2011 “Time Together”.
Now That The Summer's Here, faixa 1, do álbum de 2011 “Time Together”.