Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Estou ?! Posso pedir um disco ? (X)

O pedido de hoje é da bloguer Graça Sampaio, do Blogue “Picos de Roseira Brava”. Um Blogue que nos fala desta época e de outras também, com alguns apontamentos de cariz político, histórias de muitas viagens e, também dessa maravilhosa terra que é Leiria.
A Graça deixou uma mensagem do que a levou a escolher esta música:

Então aí vai o meu Disco Pedido: é a canção Hi Lili, Hi Lili, Hi Lo!  dos meus tempos de adolescência, quando eu tinha a mania do ballet e até tinha aulas de bailado... Traz-me muito boas recordações. Além de que foi também uma canção tocada e cantada pelos «meus» Diamantes Negros, o conjunto dos meus colegas de escola em Sintra nos idos de 1964...

Leslie Caron (01-07-1931)


Nat Nathaniel "King" Adams Cole (17-03-1919 — 15-02-1965)


Alguma história sobre os discos, antigo suporte magnético que, actualmente, continua a ter imensos adeptos, dado que está cientificamente provado que a qualidade sonora do vinil é superior à do CD, dizem !

Os 78 rpm (rotações por minuto) eram os antigos discos, de goma-laca, que tocaram durante alguns anos nos gramofones dos nossos avós.

Os 33 rpm (rotações por minuto) eram os antigos “LP” (Long Play) de vinil que tocavam nos nossos antigos gira-discos.
Os 45 rpm (rotações por minuto) era os “singles” ou “EP” (Extended Play), também em vinil. Ambos fizeram a delícia das gerações de 60 e 70

Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, da música que pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é querida.

Peçam uma de cada vez e de vez em quando. Podem começar a enviá-los já hoje. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada dos “mails”.

Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.

12 comentários:

  1. Ricardo, o primeiro vídeo não tem som... Não sei se o que se passa, pelo que escrevo ao som da voz do meu cantor de eleição: O inigualável e sempre eterno romântico: Nat King Cole...:) Embora, só muito vagamente me lembre deste tema.

    Da actriz Leslie Caron, lembro-me bem, mas de quando ela era mais velha. Inclusivamente, vi-a na sua última interpretação- já com bastante idade - no filme "Chocolate"!

    Beijinhos para Graça e que o reavivar de memórias da sua adolescência a faça sentir-se feliz! :)

    Um abraço e obrigada, Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro video tem o som muito baixo sim, mas foi o que a Graça escolheu, por isso mantive-o, já que não encontrei a mesma canção noutro, com a Leslie Caron.

      Não te lembras do "Americano em Paris" com o Gene Kelly ?
      Nesse ela era novinha !

      Obrigado Janita

      Eliminar
  2. Uma canção romântica daqueles tempos...Se calhar não muito do agrado de muitas das pessoas que por aqui passam, mas enfim.

    Reitero a opinião da Janita: a inesquecível doce voz de Nat King Cole...

    Obrigada pelo teu trabalho e pelo teu cuidado. Beijinhos musicais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canção é muito bonita e engraçada !

      Obrigado Graça

      Eliminar
  3. Grande escolha da Graça!
    E cantada pela voz única, com dicção perfeita, de Nat King Cole, é fenomenal.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente como já referenciei na resposta ao comentário da Janita, o video, com a Leslie Caron, não estava nas melhores condições. O Nat "King" Cole dispensa apresentações, obviamente. É querido de muitos de nós !

      Abraço Pedro

      Eliminar

  4. O primeiro video tem um som muito baixo, mas deu para perceber que desconhecia Leslie Caron e a musica, Conheço e gosto Nat King Cole.

    Um beijinho Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal ainda a pouco mais de metade das respostas, consegui descobrir um video com o som correcto. Agora já todos podem apreciar a composição interpretada pela Leslie Caron.

      Obrigado Adélia

      Eliminar
  5. Bom recordar, também esta, embora não sendo uma das canções habituais destes programas dos discos pedidos - Posso dizer a frase ? ... Praticamente não havia pedidos para "discos" não portugueses ! rsrs
    ... e a propósito, este foi um dos primeiros filmes que vi e claro, adorei !
    Lili ! ... e também Sapatos de Cristal (Cinderela) em que ficou bem gravada a imagem das repinhas da Leslie Caron ! rsrs
    O Nat King Kole sempre excepcional ! ... Uma voz fantástica !!!
    Obrigado Graça ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Leslie Caron era uma mulher extremamente bonita e dava encanto vê-la actuar e dançar !... agora já cá está um video bem audível !


      Obrigado e Abraço Rui

      Eliminar
  6. Oh... Tão bonita, esta canção. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Luísa !
      É uma canção de outra época. Da época em que se escrevia por prazer e por amor à arte das letras e da música.

      Obrigado Luísa

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!