Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 19 de maio de 2018

Resistência (13) Chamaram-me Cigano

Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Músicas do CD Duplo “Os Filhos da Madrugada” editado em 27 de Abril de 1994, onde o Grande José Afonso, foi homenageado pelos artistas das principais bandas portuguesas. É também a minha homenagem a esta figura IMPORTANTÍSSIMA na vida musical portuguesa e no respeito que demonstrava e defendia pela liberdade de todos os cidadãos.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 02-08-1929 – Setúbal, 23-02-1987)


 Desenho meu, feito a lápis de carvão, no ano de 1988, após a morte do Artista

Resistência (1990)



Chamaram-me um dia cigano e maltês
Menino, não és boa rês
Abri uma cova na terra mais funda
Fiz dela a minha sepultura
Entrei numa gruta matei um tritão
Mas tive o diabo na mão
Havia um comboio já pronto a largar
E vi o diabo a tentar
Pedi-lhe um cruzado fiquei logo ali
Num leito de penas dormi
Puseram-me a ferros soltaram o cão
Mas tive o diabo na mão
Voltei de charola de cilha e arnês
Amigo, vem cá outra vez
Subi uma escada ganhei dinheirama
Senhor D. Fulano Marquês
Perdi na roleta ganhei ao gamão
Mas tive o diabo na mão
Ao dar uma volta caí no lancil
E veio o diabo a ganir
Nadavam piranhas na lagoa escura
Tamanhas que nunca tal vi
Limpei a viseira peguei no arpão
Mas tive o diabo na mão

10 comentários:

  1. Obrigado por este momento musical. Adorei.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito.
    Do original e da versão.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, parabéns pela sua boa arte no desejo. O Zeca foi o lutador do povo juntamente com outros que sacrificaram o seu bem estar a favor da liberdade que eles próprios nunca tiveram.
    A musica e a voz do Zeca é e será sempre para ouvir.
    Boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
  4. Tendo tu um 'Pacto' com a Língua Portuguesa, é indispensável que publiques, amiúde, a nossa música. Gostei bastante da versão alegre do grupo Resistência, que nunca tinha ouvido neste tema. Quanto ao original, Zeca Afonso é sempre o inimitável e incomparável Zeca.
    Gostei de passar por cá.
    Obrigada, Ricardo.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de te ver por aqui Janita !
      Música Portuguesa vou publicando de vez em quando, isso garanto.
      Obrigado

      Eliminar
  5. Gostei, Ricardo, mas fiquei baralhado. :)
    É que não me lembrava deste Grupo - Resistência e nele encontrei uma série de intérpretes de vários outros grupos ! ... Lá está o Tim, o Olavo Bilac, o Miguel Angelo, ... (estes identifiquei), mas as outras caras conhecidas também de outros grupos. (???)
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grupo com grandes músicos na realidade, que também quiseram participar nesta homenagem ao Zeca, interpretando uma das suas músicas, e bem conhecida!
      Obrigado e Abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!