Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Marta Hugon – Jazz Singers (XLI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Marta Hugon (19??) – A sua prioridade é a empatia musical com o grupo. Dotada de um sólido conhecimento da tradição do jazz - ensinou na escola do “HotClube”, tendo também sido solista da “Big Band” - Marta Hugon manifesta uma constante necessidade de se reinventar musicalmente e de acompanhar o espírito dos tempos.
Estas várias vertentes resultaram num percurso sólido de constante evolução: no seu primeiro disco, “Tender Trap”, Marta Hugon interpretou os standards na sua forma mais pura e honesta. No segundo, “Story Teller”, mostrou maior ousadia na selecção e na interpretação dos temas e dos arranjos. Em “A Different Time” decidiu avançar para um repertório de música original, em que funde na perfeição a sua forte personalidade musical com a do grupo de músicos que a acompanha há vários anos e foi a primeira vez em que a cantora recorre a arranjos orquestrais, da autoria de Filipe Melo.
O seu novo disco,"Bittersweet", foi escrito em parceria com Filipe Melo e produzido por Nelson Carvalho, e conta diversos convidados como Samuel Úria e João Só. O álbum foi apresentado num concerto de lançamento no Centro Cultural de Belém a 2 de Junho de 2016 e editado no dia seguinte pela Sony Music Portugal.

Swin Slow, do álbum “A Different Time” de 2011.


Crash Into Me


Hate Song, com Marta Hugon (vocal), Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (baixo eléctrico) e André Sousa Machado (bateria). Do álbum “Bittersweet” de 2016.


Jazz Singer

21 comentários:

  1. Não conheço a Marta Hugon gostei.
    Swim slow foi a min ha preferida :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Marta Hugon é portuguesa e canta muito bem. Pena que os media em Portugal não se interessem por revelar muitos dos nossos artistas das diferentes artes!
      :(
      Obrigado Papoila

      Eliminar
  2. Fiquei a conhecer Marta Hugon e a gostar bastante, tem uma voz extremamente melodiosa e cristalina.

    Todos os temas são muito bons, mas eu gostei especialmente de Hate Song. Belo som!

    Obrigada, Ricardo. Bom fim de semana.

    PS- Estive a ler o meu comentário ao vídeo do post anterior, e vejo, agora, que fui um bocado rude. Peço-te desculpa Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma voz de jazz Portuguesa. exustem bastantes, obviamente, desconhecidos. O Jazz nunca foi uma música que interessasse mostrar ou publicitar, emboras nas últimas décadas essa tendência se tenha modificado, e ainda bem, para o bem da arte musical, essa sim é Arte, não é dar pontapés na bola !!!
      Obrigado Janita

      Eliminar
  3. Sinto-me um pouco envergonhada por conhecer tantos estrangeiros e esta cantora de jazz portuguesa ser para mim totalmente desconhecida.
    Uma voz fantástica, temas que me encantaram, sobretudo Crash into me.

    Grata pela partilha

    Bom fim de semana Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te sintas envergonhada, nós temos aquilo que merecemos, sem querer ofender ninguém, e somos todos assim, claro uns muito mais que os outros. Preocupamo-nos pouco com as coisas importantes, ligamos mais aos banalismos e futilidades !
      E como disse à Janita, o Jazz nunca foi algo que interessasse divulgar, era algo, em parte, relacionado com os movimentos "negros", como dizem, norte-americanos, com a liberdade de expressão, por isso, era preferível silenciá-lo !
      Obrigado Manuela, fico satisfeito que tenhas gostado !

      Eliminar
  4. Ricardamigo

    Em 1989 estive em Saint Louis e um amigo (John Wersan) levou-me ao BB's JAZZ, BLUES & SOUPS para listen to some jazz stuff, blues, but do not eat soups ... A partir daí passei a ser um maluco pelo jazz & correlativos...

    Já em Lisboa "descobri" o Zé Duarte que fazia o eterno "5 minutos de jazz" e ainda hoje o faz, pois é o mais antigo programa da rádio portuguesa - já é cinquentenário - e foi tiro e queda!

    Prontes (????) já disse tudo o que tinha para dizer. Agora - vou ouvir umas coisas de jazz..., depois xixi e cama.

    Abç do Leãozão
    __________

    Ainda não te vi na NOSSA TRAVESSA http://anossatravessa.blogspot.pt... Tens alguma razão de queixa? Insultei-te? Magoei-te? Bati-te? Estou certo de que não... Chatear-te sim, ou antes tenho-te chateado, mas isso não é motivo para me "abandonares"... Espero que um dia destes lá vás...

    ResponderEliminar
  5. ADENDA

    ... e gosto muito da nossa Marta Hugon!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou, nem pouco mais ou menos, tão cosmopolita como tu e muito menos conhecedor de pessoas do jazz. Cruzei-me umas duas ou três vezes, aqui há muito anos, em Alvalade, onde também morei com o Luís Villas-Boas, e troquei umas mails com o José Duarte também aqui há uns anos por causa do Cascais Jazz. Gosto de Jazz e gosto de trazer aqui alguns artistas que vou conhecendo via Rádio, via Youtube, via outros que me dão a conhecer. Gostei de Marta Hugon por isso aqui a trouxe.

      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  6. Despertou-me o interesse em conhecê-la melhor !
    Portuguesa e jovem (?), o nome "Hugon", o seu percurso musical, os nomes das suas músicas, levam-nos a nem sequer pensarmos que seja portuguesa e daí, também, a ser uma quase desconhecida ! ... É pena (por nós e por ela connosco) porque assim fica um bocado "perdida" entre os milhares de estrangeiros que interpretam o jazz ! :(
    Na sua página do FB, já esse facto não é notório ! Está bem recheado de notícias e interpretações, mas para isso, era necessário sabermos que há uma Marta Hugon, portuguesa e jazzista !
    Um percurso interessante, uma voz agradável que apetece ouvir !
    Irei ouvir melhor estas 4 interpretações !

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui

      A Marta Hugon é mais uma desconhecida para o público na sua grande maioria.
      Ironizando: "Azar dela, não ser política ou dar pontapés na bola !"
      Em Portugal, onde deveria ser divulgada a cultura e tudo que está ligado às artes está-se mais preocupado com o vizinho que esfaqueou e deu dois tiros na mulher, ou com o gestor de alguma instituição pública que "desviou" para os seus bolsos alguns milhares !... Gostos !!!

      Por um lado é bom, porque assim o meu Blogue vai tendo pessoas importantes para divulgar !

      Grande ABraço

      Eliminar
  7. %Ricardamigo

    Venho informar que vou publicar na NOSSA TRAVESSA (até ao fim desta semana) um CONCURSO que para mim é fácil, tem a sua piada – e dá prémios…

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia.
    Estamos sempre a aprender.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantos que não se conhecessem, porque não os dão a conhecer ! :(
      Um Abraço

      Eliminar
  9. Também não a conhecia. Vou ficar por aqui para ouvi-la.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina senta-te nas tuas cadeirinhas e aprecia que vale a pena !
      Obrigado

      Eliminar
  10. Vou ouvir!
    (depois digo alguma coisa)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Um boa surpresa quando me apercebi que é uma artista portuguesa! Mas também... com aquele sorriso e simpatia (e empatia que se nota em palco) só podia!! :)

      Gostei da voz dela (ela faz o que quer da voz e consegue cantar no estilo que quiser...) e gostei sobretudo da naturalidade com que canta! Dá ideia que o faz desde que nasceu...

      Boas apostas! Nota alta para esta tua escolha!
      Beijinhos em português
      (^^)

      Eliminar
    2. Pois nem sempre consigo trazer aqui portugueses e fico muito satisfeito quando o faço/consigo. Temos grandes e bons artistas em todas as artes !!!
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  11. Confesso que conheço pouco os cantores portugueses o que ultimamente tenho me interessado mais, já que os poetas eu vivo lendo todos... rs e se tratando de jazz ainda é menos difundido nos portais musicais brasileiros.
    Interpretações lindas, Ricardo
    mando abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai passando por aqui que eu dou-te música !!! :))) .... e vais conhecendo muito do que se ouve do lado de cá do nosso lindo Atlântico.
      Obrigado Lis

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!