Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

A Beleza Que Queremos Destruir (?)

Como houve já quem dissesse, Sir David Frederick Attenborough, salvo erro (?!), “… o planeta Terra permanecerá vivo, a raça humana é que se extinguirá…”.

16 comentários:

  1. Uma maravilha este nosso Planeta Azul!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Graça !
      Às vezes questiono-me porque lhe fazem tanto mal! Não só, não faz sentido, mas também é necessário preservá-lo para os nossos filhos, netos, .... A Terra tem-nos dado tudo, comida, água, oxigénio... que mais queremos nós !
      Obrigado

      Eliminar
  2. Tão lindo!

    Beijinho Ricardo e um bom feriado.

    ResponderEliminar

  3. Curiosa essa frase de David Attenborough... (saudades dos programas dele que eu bebia avidamente nas tardes de sábado)
    Já Stephen Hawking diz algo ao contrário: "Raça humana terá que sair da Terra para sobreviver".

    Quem terá razão?

    Quanto ao vídeo... uma verdadeira delícia! E a banda sonora escolhida então... que maravilha! Ou não fossem de Ennio Morricone a maior parte dos temas escolhidos.

    Confesso que no final do vídeo até me emocionei com aquele abraço que a chimpanzé dá à Jane Goodall... e claro que estar a ouvir o "Once Upon a Time in America" também ajudou.

    Beijinhos pensativos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do teu comentário Afrodite, mas eu aposto no Attenborough... antes do homem aparecer ela já existia e vai continuar depois dele desaparecere ou emigrar para outras galáxias. Mesmo poluído a Natureza adaptar-se e arranjará maneiras de se sobrepor à vontade humana. A música de Ennio Morricone no final "assenta que nem uma luva" nas imagens. Por isto tudo que o homem (propositadamente em letra pequena, somos muito pequeninos !) fez é para deixar e criar mais coisas boas para quem vem a seguir ! A Natureza é para ser preservada !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Se falas na frase que eu escrevi, como disse não sei se é do Attenborough. Seja ela de quem for a Terra já existia sem o homem cá estar, imaculada !
      Abraço Pedro

      Eliminar
  5. belíssimo! os humanos já teriam técnicas suficientes para parar a deterioração da terra, mas continuamos a ver a degradação dos oceanos com a matança em alto mar, a poluição que destrói os ecossistemas,a caça para único prazer de quem dá os tiros ou para petiscos, um sem fim de barbaridades por parte de quem se considera "raça superior"
    bom dia de Corpo de Deus,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, infelizmente tenho de estar de acordo contigo !
      Obrigado Ângela

      Eliminar
  6. Que vídeo emocionante! O nosso planeta é lindo!
    Acredito que cada vez mais as pessoas vão tomando consciência que só temos este planeta e apesar de assistirmos as tantas atrocidades ambientais, há cada vez mais gente a tentar preservar o que de melhor temos.
    Enterneceram-me ver os salvamentos por isso acredito que nada está perdido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela o teu comentário de esperança é muito bem-vindo e é tudo aquilo que os seres humanos que se dizem "humanos" querem. Eu também o quero, vamos fazer todos os possíveis para a preservação da Terra.
      Obrigado

      Eliminar
  7. Imagens sublimes !!! ... e muitas teorias sobre o nascimento de vida e da raça humana na terra ! ... São tantas, desde a de Adão e Eva, da evolução das espécies e quantas outras ?! Qual delas estará certa ?...
    Segundo alguns, o Homem é um ser criado do DNA de outros planetas, criado cá e em muitos outros planetas, adaptando-se às condições de cada um, mas o que dizer da infinidade de seres vivos que aqui habitam ?... Que "a raça humana terá que sair da Terra para sobreviver" ! ... As teorias são tantas que será impossível tirar conclusões ! :)... até porque elas não nos adiantarão muito^, dada a nossa curta existência perante a eternidade !

    Restam, para consolo nosso, as maravilhas que se nos apresentam pela frente e que tanto teimamos em desbaratar ! :( ... Talvez porque saibamos que o planeta não será para nós e portanto, ... que se lixe ! :))

    Abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua sabedoria e pela tua opinião. Abraço Rui

      Eliminar
  8. Há cenas neste vídeo que já conhecia, como as do salvamento dos cachorros, no bloco de gelo e no poço.
    Não irei alongar-me porque ver as imagens é, por si só, o bastante para constatar da beleza deste Planeta que habitamos e único para a Humanidade.

    Nada, absolutamente nada, do que aqui se viu, tem a mão do Homem.
    Isto é a Natureza no seu estado mais puro e belo.
    O homem é que tem ido, paulatinamente, tomando espaço às florestas e ao mar para ir erguendo o mundo de betão a que chama 'progresso'.
    Acredito que nem tudo está perdido. Ao ver o abraço da leoa que quase derruba o homem, que deve ter sido quem a criou e o abraço do gorila onde estava bem visível o carinho e o reconhecimento, vieram-me lágrimas aos olhos.
    Por muito que maltratem o ambiente e façam mal aos animais, há-de haver sempre gente generosa e humana, disposta a ajudar e a salvar outras vidas.
    É essa a fé que nos deve mover e dar Esperança!

    Obrigada, Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo contigo ! Haverá sempre alguém e serão muitos a querer ajudar e salvar a Terra !
      Obrigado Janita

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!