Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nikki Yanofsky – Jazz Singers (XXXV)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Nicole "Nikki" Yanofsky (Montreal, Quebec, Canadá, 08-02-1994 – 20xx) – É uma compositora e cantora Jazz-Pop de origem canadiana, natural de Montreal, Quebec. Conhecida do público, como a vocalista da Canadian TV e da música que interpretou nos “Jogos Olímpicos de Inverno” de 2010, "I Believe". Ela cantou o hino nacional do Canadá na cerimónia de abertura dos “Jogos Olímpicos de Inverno” de 2010, em Vancouver, British Columbia. Também compareceu nas cerimónias de encerramento dos mesmos jogos e na cerimónia de abertura dos “Jogos Paraolímpicos de Inverno” em 2010.
Yanofsky editou quatro CD/DVD: “Ella ... Of Thee I Swing” (Ao vivo em 2008); “Nikki” (2010); “Live in Montreal” (2010); e “Little Secret” (2014).
Em Setembro 2013 foi lançado o seu “single” e video "Something New" produzido por Quincy Jones.

Take the "A" Train (Billy Strayhorn), na “Bravo Television Network” e no “Masonic Temple Hall” num concerto em Toronto em 29-06-2010, e do seu álbum “Nikki” de 2010.


Something New, do seu álbum “Little Secret” (2014)


You've Changed (Bill Carey e Carl Fischer), do seu álbum “Ella ... Of Thee I Swing”, concerto ao vivo em 2008.


The Way You Look Tonight (Jerome Kern e Dorothy Fields)

sábado, 22 de agosto de 2015

Dizzy Gillespie – Groups & Soloists of Jazz (XXVII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Dizzy Gillespie (John Birks Gillespie) (Cheraw, South Carolina, EUA, 21-10-1917 – Englewood, New Jersey, EUA, 06-01-1993) – Foi um trompetista, chefe de orquestra, cantor e compositor de Jazz, sendo, a par de Charlie Parker, uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento “Bebop” no Jazz moderno.
Nascido na Carolina do Sul, Dizzy era um instrumentista virtuoso e um improvisador dotado. A juntar às suas capacidades instrumentais, os seus óculos, a sua forma de cantar e tocar (com as bochechas extremamente inchadas), o seu trompete recurvo e a sua personalidade alegre faziam dele uma pessoa especial, dando um aspecto humano àquilo que muitos, incluindo alguns dos seus criadores, classificavam como música assustadora.
Em relação à forma de tocar, Gillespie construiu a sua interpretação a partir do estilo "saxofónico" de Roy Eldridge, indo depois muito além deste. As suas marcas pessoais eram o seu trompete (com a campânula inclinada 45º em vez de ser a direito) e as suas bochechas inchadas, tradicionalmente, os trompetistas são ensinados a não fazer “bochechas”.
Para além do seu trabalho com Parker, Dizzy Gillespie conduziu pequenos agrupamentos e “Big Bands” e aparecia, frequentemente, como solista com a “Norman Granz's Jazz at the Philharmonic”. No início da sua carreira tocou com Cab Calloway, que o despediu por tocar “música chinesa”, a lendária “Big Band” de Billy Eckstine deu a estas harmonias atípicas uma melhor cobertura.
Nos anos 1940, Gillespie liderou o movimento da música afro-cubana, trazendo elementos latinos e africanos para o Jazz, e até para a música “Pop”, em particular a “Salsa”. Das suas numerosas composições destacam-se os clássicos do Jazz: "Manteca", "A Night in Tunisia", "Birk's Works", e "Con Alma".
Dizzy Gillespie publicou a sua autobiografia em 1979, “To Be or not to Bop” (ISBN 0306802368). Seria vítima de um cancro no início de 1993. Está sepultado no “Flushing Cemetery” em Queens, New  York. Tem uma estrela com o seu nome na “Calçada da Fama” em Hollywood, número 7057 Hollywood Boulevard.

A Night In Tunisia, de 1942, e tocada aqui com amigos em Havana (Cuba) decorria o ano 1985, e na companhia do extraordinário trompetista cubano Arturo Sandoval, que esteve há muito pouco tempo em Portugal


Tin Tin Deo, com o seu quinteto, composto por: Dizzy Gillespie (trompete); James Moody (saxofone alto, flauta); Kenny Barron (piano); Christopher Wesley White (contrabaixo) e Rudy Collins (bateria).


One Note Samba, (Samba de Uma Nota Só), de 1956. Apresentado por Norman Granz, no Olympia de Paris, 24 de Novembro de 1965, com o quinteto, composto por: Dizzy Gillespie (trompete); James Moody (saxofone alto, flauta); Kenny Barron (piano); Christopher Wesley White (contrabaixo) e Rudy Collins (bateria).
  

Unicorn, ao vivo

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os Meus Cromos do Rock Pop (V) (Reedição)

As respostas correctas para a primeira música, são:

O grupo chama-se Who;
A composição chama-se Baba O´Riley;
O baterista chamava-se Keith Moon;
A ópera “Rock” chama-se Tommy.


As respostas correctas para a segunda música, são:

O grupo chama-se Yes;
A composição chama-se Mood For a Day;
O guitarrista que a interpreta é Steve Howe;
O teclista mais famoso da banda é Rick Wakeman.


Os vencedores foram:
Afrodite, Janita, Pedro Coimbra, M. Ribeiro e Manuela

Participantes:
Lis, Flor de Jasmim, Luísa, Tété, António e Papoila

Obrigado a Todos !!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os Meus Cromos do Rock Pop (V)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Duas músicas, uma vocal e uma instrumental, quatro perguntas, por cada música, e dicas, obviamente algumas, visto agora ser mais complicado descobrir.

Os comentários NÃO ESTARÃO moderados. Por isso, caso saibam as respostas, nas as publiquem no vosso comentário, enviem para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com

No entanto podem dar palpites, sempre que vos aprouver. Aqui trarei canções significativas dos grupos e intérpretes de Rock e de Pop que mais me agradaram durante a minha juventude e alguma informação sobre eles.

Desafio

A primeira música é de um grupo britânico. O primeiro baterista morreu cedo e “era” satélite da terra. Foram pioneiros no estilo ópera de “Rock” e escreveram uma que foi famosa.


Qual o nome deste grupo ?
Qual o nome da música que tocam ?
Qual o apelido do baterista que morreu ?
Qual o nome da ópera “Rock” ?

A segunda banda sim, também é britânica, desta vez de Londres, de “Rock Progressivo”, nasceu em 1968 e ainda está no activo. Formado no início, com um vocalista, um baterista, um baixista, um guitarrista e um baterista.


Qual o nome deste grupo ?
Qual o nome da música que é tocada ?
Quem é o músico que a toca ?
Qual o nome do teclista mais famoso da banda ?

Quatro dias para descobrirem as oito respostas. Às 20:00 do dia 21 publico as soluções e o nome dos vencedores.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SIC Abandonados – Estalagem do Gado Bravo

“Os Abandonados foram conhecer a história da antiga “Estalagem do Gado Bravo, pertença, actualmente, do Novo Banco”.

sábado, 8 de agosto de 2015

Jazz Standards (CXLIII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

Like Someone in Love (#147) - Música de Jimmy Van Heusen e Letra de Johnny Burke
"Like Someone in Love" foi apresentado pela primeira vez, no filme “Belle Of The Yukon” pela cantora Dinah Shore, que desempenhou o papel de uma  cantora de salão de dança, tendo sido um dos seus primeiros filmes. A comédia musical e “western”, passava-se durante os dias da corrida ao ouro no Canadá, também actuaram Randolph Scott e Gypsy Rose Lee, no papel de  namorada (a “Belle” do título da película). O filme não se saiu bem nas vendas de bilhetes, mas uma das músicas de Van Heusen e Burke, "Sleighride in July", foi nomeada para um “Oscar”. Foi Bing Crosby que pegou na composição "Like Someone in Love" e levou às tabelas de vendas, em 1945, onde alcançou 15º. lugar, durante a sua permanência, de apenas, uma semana.

Rita Reys (Roterdão, Holanda, 21-12-1924 — Breukelen, Holanda, 28-07-2013) – Rita Reys (vocal), Pim Jacobs (piano), Rudd Jacobs (contrabaixo) e Wim Overgaauw (guitarra). TV nacional dinamarquesa em 1961.


Bill Evans (Plainfield, EUA, 16-08-1929 — New York, EUA, 15-09-1980) – Piano solo.


Frank Sinatra (Hoboken, EUA, 12-12-1915 — Los Angeles, EUA, 14-05-1998) – do álbum “Songs for Young Lovers”, de 1954.


Björk Guðmundsdóttir (Reykjavík, Islândia, 21-11-1965 - 20xx) - MTV Unplugged 1994, ao vivo.


Letra

Lately I find myself out gazing at stars
Hearing guitars like someone in love
Sometimes the things I do astound me
Mostly whenever you're around me
Lately I seem to walk as though I had wings
Bump into things like someone in love
Each time I look at you, I'm limp as a glove
And feeling like someone in love
Lately I seem to walk as though I had wings
I bump into things like someone in love
Each time I look at you, I'm limp as a glove
And feeling like someone in love

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Malefícios do Frango de Aviário - Interacção Humorística (CXLVII)

Em 27-12-2011. Obrigado.

Os malefícios do frango de aviário !

O Joãozinho e a Mariazinha partilham o lanche no recreio:

- Puxa pá... outra vez panadinhos de frango! Como frango a toda a hora! Sempre frango, sempre frango... Vê lá tu que até já estou a criar penugem!

  O Joãozinho, curioso, pede à Mariazinha que lhe mostre.

  A Mariazinha levanta a saia e...

  - Ai... tás! tás! Mariazinha! Sabes uma coisa? A minha mãe também tem a mania do frango... Eu também já estou a criar uma penugem!

  - Tás? Ora mostra lá, para ver se é como a minha...

  O Joãozinho baixa as calças e...

  - Ai Joãozinho... Tu tás pior que eu! Já tens pescoço e moelas! 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Inesquecíveis (II)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos) e (http://memoriaglobo.globo.com/ da TV Globo)

Novela:          O Casarão                           
Ano:               1976  
Tema:             Menina do Mato     
Intérprete/s:   Márcio Lott (10-10-1940)                          
Autor/es:        José Jorge / Ruy Maurity


Novela:          O Astro                                 
Ano:               1977  
Tema:             Um Jeito Estúpido de Te Amar    
Intérprete/s:   Maria Bethânia (18-07-1946)                              
Autor/es:        Isolda / Milton Carlos