A paixão nua e cega dos estios, Atravessou a minha vida como rios

Sophia de Mello Breyner Andresen, A Paixão Nua, in “O Nome das Coisas”.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Prevenção contra incêndios (I)

Vão ser duas pequenas publicações espaçadas de 3 dias cada.
Eu pertenço, na empresa onde trabalho, às brigadas de primeira intervenção (extintores !), e achei interessante relembrar um assunto extremamente importante, o fogo e a prevenção.

As regras são básicas, mas nem sempre nós as cumprimos. Pensamos sempre… “isto nunca vai acontecer comigo !”. Pois esqueçam isso e sejam rigorosos neste assunto. Da nossa rigorosidade e respeito pelas regras, poderá muitas vezes depender uma vida humana, que pode ser a nossa, ou a de um familiar ou amigo, já para não falar de uma casa devastada pelo fogo.

Os cigarros, a limpeza, a sobrecarga de tomadas eléctricas e as velas, devem ser hoje, maioritariamente, a causa da existência de incêndios dentro de uma casa.

Por isso, cigarros fumados com cuidado e apagados num cinzeiro de tamanho médio, de preferência de vidro, e limpo ao final do dia.

Limpeza das zonas de tomadas eléctricas onde o pó acumulado e provocar um incêndio. O cotão arde !!!

Fichas triplas ? …de preferência não ! Mas se tiver de ser, que seja somente uma. Não devemos sobrecarregar uma tomada eléctrica com n aparelhos lá ligados.

Velas acesas, dentro de uma casa, hoje é moda ou… Por isso, elas devem estar colocadas longe de materiais comburentes e dentro dos recipientes próprios para.

Os exemplos são estes pequenos vídeos, que não quero, de modo algum, com eles causar, medo ou “terror”. Escolhi-os porque demonstram bem aquilo que acontece quando não respeitamos regras. Apesar de estarem em inglês, são facilmente compreensíveis.
São situações de fogo em ambientes criados, e filmadas, para mostrar como pode ocorrer um incêndio.

A prevenção é muita vezes lógica e senso comum. As regras existem, devem ser cumpridas, não são paranóia !


Em conclusão com o que referi atrás e ainda, aos dois gráficos aqui expostos, gostaria de acrescentar que se pretenderem ter um extintor em vossas casas, o ideal é o Extintor de Pó Químico ABC. No quadro acima é o dito “Pó Polivalente” (Agente Extintor) e está classificado como Bom, nas três classes de fogo, A, B e C, porque ataca com sucesso os materiais existentes dentro dessas classes.

Vejam os vídeos, colham os ensinamentos e tentem perceber o que foi feito de mal para dar origem ao incêndio. Como já referi os tempos dos vídeos, são REAIS !!!

Os fumos, o monóxido de carbono, um fogo num quarto (bobina eléctrica simula um cigarro caído num sofá, ambiente criado)… em 2 minutos, a temperatura dentro deste quarto simulado é de 760º centígrados…


Estamos a chegar ao Natal. Antes de ligarem as luzes das vossas árvores, revejam as ligações e lâmpadas (curto circuito eléctrico, ambiente criado !)… vejam o relógio do filme…

14 comentários:

  1. A espreitar para a tomada por baixo da secretária, e a avistar uma extensão toda ocupada e uma tripla que idem....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente que a minha publicação já deu para reparares nisso. Tem cuidado !

      Obrigado M

      Eliminar
  2. Acho muito pertinente esta tua série de publicações, Ricardo. Pela informação aqui contida, pelos conselhos e porque é na prevenção que devemos apostar.
    Mais vale prevenir do que remediar! Assim fizessem os nossos governantes. Apostar na prevenção pode evitar males irreparáveis.
    Os vídeos são bem elucidativos da rapidez com que se propaga um incêndio e tudo fica reduzido a cinzas, em menos de nada. Vi o segundo, o primeiro vi apenas o início, mas tenho 3 dias para cá vir rever tudo com calma.

    Obrigada, pela partilha de algo tão importante.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que valeria a pena, todos poderem tirar uma formação para utilizar extintores de casa. Óbvio que não é barato, mas em muitas empresas, para quem está a trabalhar existem grupos de primeira intervenção. Alistem-se, como voluntários e façam as formações sobre como apagar um fogo com um extintor. As regras básicas são importantíssimas e a prevenção ainda mais importante é !!!

      Obrigado Janita

      Eliminar
  3. Um post deveras importante e de informação valiosíssima. Pensamos sempre que só acontece aos outros.
    Já passei por duas situações de incêndio e sei o que custa ver tudo destruído.
    Hoje tenho um cuidado enorme cá em casa e apesar de ter a mania das velinhas elas são sempre colocadas de forma a não constituirem perigo.
    Vi os vídeos,é realmente assustador a rapidez com que tudo se propaga.
    Obrigada pelos conselhos:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assustador e para ti que passaste por duas situações de fogo sabes avaliar daquilo que os videos mostram e daquilo que pode acontecer.
      Prevenir e evitar situações perigosas é sempre o melhor remédio !!!

      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Muito boas dicas de como devemos prevenir o pior dentro das nossas casa Ricardo.
    Tenho a mania do plug para mais de um aparelho _ tudo ao mesmo tempo e vou ficar mais cuidadosa porque não é necessário estar num ambiente com tanta coisa a recarregar energia numa só tomada.
    Ricardo, gostei também da sua dica quanto a exposição ( ao clicar de noite) _ quando puder pode até explicar mais ... rs dificil demais conseguir uma boa foto a noite.
    Obrigada , mando abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fogo é importante que seja evitado a todo o custo e para isso prevenir é o mlehor que se deve fazer !!!

      Quantos à fotografia nocturna um dia destes explico-te por "mail"

      Obrigado Lis

      Eliminar

  5. Nem me atrevo a ver os vídeos. O fogo sempre me impressionou imenso (traumas que trago dos medos desde criança)... e quando há 20 anos vim morar para este apartamento no 3º andar, o que mais me preocupava era passar por uma eventual necessidade de uma fuga apressada em caso de incêndio (e eu com tantas escadas para descer)!! E depois quando nasceu o meu filho, quantas vezes ensaiava o que fazer se tivesse que fugir com ele escada abaixo! :(

    Excelente iniciativa esta tua.
    Fico à espera das publicações seguintes para aprender mais um pouco.
    (mas podias entremear umas musiquitas pelo meio!)
    (^^)

    Beijinhos sem fumo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os videos tenho de os mostrar para que se tenha a noção de como as coisas acontecem. É preciso que todos saibam !!!

      Músicas só dia 7 de Agosto, om os "Inesquecíveis" !!!

      Podes vir com fogo e fumo que eu apago com o meu extintor !!! :))

      Obrigado "Grega"

      Eliminar
  6. No meu trabalho já tive uma formação sobre esta temática. Mas é coisa para rever. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, nesta sociedade que vive de mediatismos, estes temas são algo constrangedores e quiçá, funestos falar sobre, mas são importantes !

      Obrigado

      Eliminar
  7. Pensamos que só acontece aos outros e depois é tarde.
    Obrigada Ricardo pelas excelentes e úteis informações.

    Vou de férias, desejo tudo de bom para si e para os seus.
    Um beijinho e até Setembro !


    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.