Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Os Festivais das Canções (1996)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Esta longa retrospectiva sobre o Euro Festival da Canção e o Festival da Canção RTP, terminará com a publicação do ano 2000.

Vou andar por aqui a mostrar um pouco da música dos Festivais da Canção, o da RTP e o da Eurovisão. Ouvirão e verão, sempre que haja vídeo no Youtube, os três primeiros lugares de cada um deles.

Euro Festival 1996, em 18 de Maio, Oslo (Noruega).

1º. Eimear Quinn (18-12-1972) - The Voice


2º. Elisabeth Andreassen (28-3-1958) - I Evighet


3º. One More Time (1991 – 1997) - Den Vilda


Festival RTP da Canção de 1996, em 7 de Março, no Teatro Politeama (Lisboa).

1º. Lúcia Moniz (09-09-1976) – O Meu Coração Não Tem Cor


2º. Patrícia Antunes (??-??-19??) – Canto em Português


3º. SomSeis (19?? – ????) – A Canção da Paz

10 comentários:


  1. E já estamos em 1996... e que pena esta rubrica estar quase a acabar! :(

    Neste ano, a Irlanda venceu novamente e foi uma vitória justa. Era impossível não ficarmos "apaixonados" por aquela voz angelical. Muito difícil de cantar aquela música! Não me recordo se era a minha favorita... mas provavelmente seria, pois a minha alma celta rejubila com estas sonoridades! :D

    Quanto à nossa Lúcia, outro encanto! Aliás, foi com ela e com este tema que Portugal alcançou o seu melhor lugar de sempre num Eurofestival, um honroso 6º lugar!! :)))
    Uma canção alegre e bem ritmada, numa voz jovem e emoldurada por uma carinha laroca!
    A Europa também gostou!!


    Beijinhos festivaleiros
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo que gostasses que a rúbrica continuasse porque sei que gostas do Euro Festival e do Festival da Canção. Mas acho que 2000 é uma boa data para terminar.

      A Irlanda venceu com uma excelente voz, verdade e a nossa Lúcia Moniz, mostrou bem que era filha de artistas (Maria do Amparo e Carlos Alberto Moniz). Foi, na realidade, até hoje, a nossa melhor pontuação, embora tenhamos tido canções que merecessem ganhar !

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  2. Por estes tempos já me devia ter afastado destas lides dos Festivais da Canção, tanto da Eurovisão como do nosso da RTP, porque não me lembro de nenhuma. A Lúcia Moniz era tão novinha!..
    Gostei imenso da música e da letra da "Canção da Paz", não conheci os "Som Seis" mas tiveram aqui, uma excelente actuação! Nestas alturas, dos Festivais, criavam-se Grupos que pouco depois nunca mais se ouvia falar deles e depressa desapareciam.

    Ricardo, desculpa, mas creio que no segundo vídeo deves ter invertido os dois últimos algarismos do ano em referência. Em 1958, já existia o Festival da Eurovisão? Não seria 1985?

    Provavelmente sim, embora nós só tivéssemos participado com o António Calvário e a canção Oração, para aí em 64 ou 65. ( deves saber melhor do que eu) Nos anos seguintes não perdia um, depois cansei-me. :)

    Tem uma boa noite, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu para ser honesto também, nesta altura, já pouco seguia os Festivais da Canção porque, na realidade achava o que sempre achei, embora houvessem canções e intérpretes bons e muito bons, o comercialismo era mais forte muitas vezes e "pisava" a qualidade.

      Janita a data à frente do nome, penso que seja essa a que te referes, tem a ver com o ano de nascimento do artista ... http://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabeth_Andreassen

      Obrigado Janita

      Eliminar
  3. Confesso que não conheço nenhuma
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que me tenho que sentir "envergonhado", por não me lembrar de nenhuma música nem dos intérpretes ! :(( ... Apenas da Lúcia Moniz me lembro bem e da sua canção, uma ideia leve !
    ... E fico a pensar, ...
    ... e recordando o Rui Veloso e o Carlos Tê, fico receoso, porque eles dizem que : "Não se ama alguém que não ouve a mesma canção" ! ... Vale-me que não acredito, até porque há muitos outros motivos que nos podem fazer amar e ser correspondidos ! rsrsrs ... Nem todos podemos ser perfeitos e completos, né ? ... ahah

    Abraço, Ricardo ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui muitas destas músicas nem sequer ficaram nos ouvidos de muitos de nós, embora hajam pessoas que as memorizaram, como é o caso da nossa amiga Afrodite, que tem muito prazer em relembrar estas canções. Foram-lhe de certeza muito prazeirosas na época da sua juventude, e penso, deve tê-las cantado muitas vezes !

      A música é um bom elemento romântico e acho que importante !!!

      Obrigado pela visita

      Eliminar
  5. Que bom que continuem a publicar estas canções no Youtube!
    Esses jovens que dão o seu melhor ficam facilmente tão esquecidos
    abraços
    Angie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. O Youtube é o canal onde existe tudo, somente escrever o que queremos procurar e algo vai aparecer !
      Obrigado Angie

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!