A paixão nua e cega dos estios, Atravessou a minha vida como rios

Sophia de Mello Breyner Andresen, A Paixão Nua, in “O Nome das Coisas”.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Uma pessoa importante na minha vida – Américo Lima

O meu falecido padrinho, foi sem sombra de dúvida uma pessoa importante na minha vida. Não vou aqui enumerar o porquê de o ser, mas relembro que foi ele que escolheu o meu primeiro nome, Ricardo, quando do meu baptismo, o que para mim teve bastante importância, porque gosto do nome porque sou chamado.

Américo Lima passou a sua vida, basicamente, no meio artístico, dedicando-se ao canto, em grupo e a solo. Em 1958, juntamente com Paulo Alexandre, Nuno d'Almeida e Fernando La Rua, formam o "Conjunto vocal 4 de Espadas", que é um sucesso da altura, com imensas actuações, nomeadamente, no Teatro, mas também na Televisão (RTP). Dotado de uma magnífica voz, aqui fica a minha pequena homenagem a alguém que me foi querido e influente.

“Conjunto Vocal 4 Espadas”, explicado por Paulo Alexandre e Nuno d’Almeida

... História


… na Televisão


… no Teatro


Américo Lima, a solo, no fado/balada de Coimbra que cantava com maestria !

“Balada” e “Fado da Mentira” (2’30”)


“Sonhando” e “São tão lindos os teus olhos” (2’37”)

8 comentários:

  1. Que linda homenagem! Adoro o fado de Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente pouco ou nada se fala, ou se dá a conhecer, das pessoas importantes no nosso meio artístico :(
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. Não há palavras para dizer esta música, quase pranto, tão nossa.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro fado/balada de Coimbra e sou vaidoso porque tenho alguém na família que canta.... infelizmente, cantava assim :(
      Obrigado Lídia

      Eliminar
  3. Canções de outros tempos, que faziam um enorme sucesso junto das nossas mães e avós. Bela homenagem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, faço votos sinceros que estejas bem !
      Era um tempo em que as pessoas eram pessoas e não eram números, como os tempos de hoje !
      Obrigado

      Eliminar
  4. Conhecia a voz, sim senhor, Ricardo.
    Cultor do fado de Coimbra, o meu pai deu-me a conhecer estas e muitas outras vozes desde menino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fado/balada de Coimbra são um género da música portuguesa, muito apreciado, e com composições e vozes muito boas !
      Obrigado Pedro

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.