Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sesimbra (I) – Fotos de 2003, 2004 e 2006

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Algumas lembranças de infância e de juventude:

Pela primeira vez a vi em Setembro de 1957, tinha então três anos de idade. Lá, estive de férias com os meus pais, numa casa da Rua Eça de Queiróz, a qual ainda existe. Ao fundo da rua, e junto à rua principal, existia uma bomba de gasolina, lembro-me bem. Era de cor vermelha, talvez da “Esso” !
A lota (venda do pescado) era junto à fortaleza e dava gosto ver a abundância de peixe. Celhas enormes com “chaputa”, as caixas com peixe-espada branco, os montes de areia com pargos, celhas mais pequenas com lulas, raias, e finalmente, os espadartes e alguns tubarões. Cheguei lá a ver, mais que uma vez, um tubarão-martelo.
Esta vila faz parte, definitivamente, do meu imaginário e da minha juventude. Foram muitos fins de Verão, no mês de Setembro, quando normalmente, os meus pais alugavam um quarto numa pensão (Pensão Capítulo), ou mais tarde dois quartos na D. Madalena, perto do Café Zagaia, onde se come marisco de confiança.
Mais tarde, foi a Residencial do Mateus que nos acolheu, em frente à pastelaria do Sr. Tomé, com o seu papagaio à porta, e onde tomávamos os pequenos-almoços.
Que saudades do Café Central, da esplanada e da simpatia dos empregados que nos atendiam. Quero relembrar aqui alguém que sempre me mereceu um enorme respeito, o Sr. Hernâni, que era uma excelente pessoa, óptimo profissional e empregado neste café. Lembro também, o banheiro Jacinto, do "Abel Zegre Neto" que eu detestava em miúdo, porque nos dava "amonas".
As carreiras de camioneta eram das empresas de camionagem do “João Maria do Anjos” e do “Covas & Filho”.

Sobre Sesimbra:

Sesimbra é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 5 800 habitantes (2001). É sede de um município com 195,01 km² de área e 52 371 habitantes (2008), subdividido em 3 freguesias: Castelo, Santiago e Quinta do Conde. O município é limitado a norte pelos municípios de Almada e do Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. A foz do rio Sado, a serra da Arrábida, o cabo Espichel e lagoa de Albufeira fazem parte da paisagem natural de Sesimbra. A terceira freguesia do município, designada por Quinta do Conde, tem igualmente o estatuto de vila (homónima).
Em, 15 de Agosto de 1201 foi concedido aos habitantes de Sesimbra a Carta de Foral, documento régio que aplica os direitos e deveres.
Foi no reinado de D. Diniz, sexto rei de Portugal, que se criou a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar.
A aldeia cresceu muito e tornou-se vila à época dos Descobrimentos.
Sesimbra passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações.

Estas fotos tiradas por mim em 2003, 2004 e 2006, da maravilhosa vila de Sesimbra vão ser acompanhadas musicalmente (com uma pequena ajuda dos meus amigos !) por uma das músicas mais conhecidas mundialmente e que ainda é interpretada por muitos artistas. Composta por John Lennon e Paul McCartney (Beatles) em 1967, para o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Um dos artistas que a cantou e a tornou ainda mais célebre foi Joe Cocker, com a sua extraordinária interpretação deste tema no Festival de Woodstock. Aqui, ao vivo e extraída do álbum “The Best Of Joe” de 1993, gravado para a etiqueta “Capital Records”.

11 comentários:

  1. Conheço muito pouco de Sesimbra.
    Preciso de viajar muito mais pelo nosso país, Ricardo.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,
      Com tantas coisas lindas e sítios fantásticos para ver e visitar no nosso país, quem se atreve a dizer que Portugal é pequeno???

      Beijinhos aos dois
      (^^)

      Eliminar
    2. Pedro, se puderes viaja porque aquilo que eu conheço e posso dizer que andei por muitos sítios do nosso País, vi muitas paisagens e monumentos, muito bonitos, e vi pessoas de muita boa índole e boas almas.
      Obrigado

      Afrodite
      O que dizes é a mais pura das verdades. Acho que todos devíamos conhecer um pouco do nosso País, antes de nos sentirmos tentados a ir ver os outros.
      Obrigado

      Eliminar

  2. Gosto muito de Sesimbra... é daqueles lugares que tem uma luz fantástica!


    Beijinhos cheios de luz
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sesimbra estive lá pela primeira vez em Setembro de 1957, ia fazer 4 anos, em Novembro. Quem quiser e tiver caderninho pode tomar nota que o dono deste Blogue tem 60 "broas" ! ... e se for dedicado à astrologia, que ele é Escorpião (... de má raça !) ou Sagitário, aqueles que normalmente coçam para dentro !
      Esta terra tem um pouco da minha carne e do meu sangue !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  3. Passei por Sesimbra nos idos anos de 80. Foi há demasiado tempo. Terei que lá voltar, obviamente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, tu que gostas de fotografar, tens por lá bons motivos e se achares poucos, passa no castelo ou vai ao Cabo Espichel !
      Obrigado

      Eliminar
  4. Gosto muito de Sesimbra. Tenho lá ido recorrentemente embora nunca lá tenha passado férias - mas gostava... Passei lá um fim de semana inesquecível no Hotel Espadarte nos belos anos 70... Saudadinhas desse tempo bom... (As músicas - ótimas!!)

    Beijinhos salgados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férias passei lá muitas. Sempre em Setembro, um mês calmo, na altura em que ainda havia camada do oxono e o Sol às 16:00 horas já se suportava. Também me lembro das fragatas da Marinha de Guerra Portuguesa irem limpar os tanques de combustível, ao largo e num dado ano de 1966/1967 ter havido uma maré de "nafta" na praia. Uma vergonha !!!

      O saudoso Hotel Espadarte, também faz parte das minhas memórias.

      Obrigado pelo comentário

      Eliminar
  5. Boa tarde, Sesimbra é uma localidade com enorme beleza, adoro visitar e comer por lá.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão António. Eu também gosto imenso de lá ir, mais até de Outono e Inverno.
      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!