A paixão nua e cega dos estios, Atravessou a minha vida como rios

Sophia de Mello Breyner Andresen, A Paixão Nua, in “O Nome das Coisas”.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bobby Womack – Jazz Singers (XXIV)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Bobby Womack (Cleveland, Ohio, EUA, 04-03-1944 – 27-06-2014) – Foi um cantor, compositor e músico norte-americano. Um artista desde o início da década de 1960, quando começou a carreira, como vocalista do grupo musical familiar “The Valentinos” e, como guitarrista, de Sam Cooke. Durou a carreira, mais de 50 anos e estendeu-se por um enorme reportório de estilos: R&B, Ssoul, Rock & Roll, Doo-Wop, Gospel e Country.
Womack escreveu e gravou pela primeira vez, o sucesso Nº.1, dos “Rolling Stones” no Reino Unido, "It’s All Over Now", e a composição "I Can Understand It" do grupo “New Birth's”, entre outras canções. Como cantor, teve os seus grandes sucessos: "Lookin 'For a Love", "That's The Way I Feel About Cha", "Woman's Gotta Have It", "Harry Hippie", "Across 110th Street" e o seu êxito, de 1980, "If You Think You're Lonely Now".
Em 2009, Womack entrou para o “Rock and Roll Hall of Fame”.
Nascido de sua mãe Naomi Womack e de seu pai Friendly Womack foi criado em Cleveland’s East 85 e Quincy. Womack foi o terceiro de cinco irmãos. Criados de tendência “Baptista”, a mãe tocava órgão na igreja e seu pai era pastor e músico, muitas vezes conhecido por tocar guitarra.
Embora ele tenha aconselhado os seus filhos a não mexer na guitarra enquanto ele estava fora, uma noite, Bobby de oito anos de idade, que a tocava muitas vezes, na ausência do pai, partiu-lhe, nessa noite, uma corda. Após Friendly, seu pai, ter substituído a corda com um atacador, ele deixou Bobby tocar o instrumento. De acordo com palavras de Bobby Womack, o pai ficou perplexo com o talento do filho, bem como, com os talentos dos seus outros filhos. Comprou-lhe uma guitarra e formou a banda “Womack Brothers”. O grupo percorreu, o círculo religioso que professava, com os pais que os acompanhavam no órgão (mãe) e na guitarra (pai). Em 1954, o grupo gravou e lançou o seu único single, "Buffalo Bill". Bobby tinha apenas dez anos de idade na época.
Bob Womack morreu na passada sexta-feira, dia 27 de Junho de 2014, com 70 anos de idade. 

I Wish He Didn't Trust Me So Much


Woman's Gottta Have It


No Matter How High I Get, com Altrinna Grayson


Lookin' For A Love e, If You Think You're Lonely Now, em Londres, 27 de Novembro de 2012

6 comentários:

  1. Outro que é um must
    Aquele abraço e votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Must, must, Pedro, é mesmo Jazz (!!!), seja ele instrumentalizado ou vocalizado, ou ambos !
      Obrigado

      Eliminar

  2. Gosto de Jazz e está tudo dito.

    Obrigada por ter querido seguir por entre Laços e Rendas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de Jazz, podes vir aqui ouvi-lo quando quiseres !!!
      Obrigado

      Eliminar
  3. Boa tarde,
    Gosto de ouvir jazz cantadas por algumas vozes, confesso que não oiço muito,os belos vídeos fizeram-me lembrar o grande Bobby Womack.
    Abraço
    AG

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ouço vozes, mas gosto mais de instrumental. No entanto, o Jazz, é para se ouvir, quer cantado quer tocado.
      Obrigado António

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.