Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 17 de maio de 2014

Tony Bennett – Jazz Singers (XXII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Dominick Anthony "Tony" Benedetto (Queens, New York, EUA, 03-08-1926 - 20xx) – Conhecido como Tony Bennett, é um cantor de música de Jazz, popular, e “standards”. Bennett é também pintor, tendo criado obras, sob o nome de Anthony Benedetto, as quais estão em exposição pública permanente em diversas instituições. Ele foi o fundador do “Frank Sinatra School of the Arts”, em Nova York .
Criado em Nova York, Bennett começou a cantar com tenra idade. Lutou na fase final, da Segunda Guerra Mundial, como soldado de infantaria do Exército dos EUA, no teatro europeu de guerra. Depois disso, ele dedicou-se ao canto e estudo a sua técnica, assinou pela “Columbia Records”, e teve a sua estreia como cantor, com uma canção popular “Because of You", em 1951. Vários sucessos se seguiram, como "Rags to Riches". Nessa altura, Bennett apostou numa abordagem musical mais abrangente para abarcar o jazz. Ele chegou ao seu primeiro ponto alto de carreira, no final dos anos 1950, com álbuns, como “The Beat of My Heart” e “Basie Swings, Bennett Sings”. Em 1962, Bennett a gravou o seu primeiro original, " I Left My Heart in San Francisco". Durante a época do “Rock”, a sua carreira e sua vida pessoal sofreram uma recessão prolongada.
Bennett retornou no final dos anos 1980 e 1990, obtendo, novamente, discos de ouro e expandiu a sua audiência ao público da geração “MTV”, mantendo o seu estilo musical intacto. Continua a ser um popular e elogiado pela crítica artista e concertista na década de 2010. Bennett já ganhou 17 prémios “Grammy”, incluindo um “Lifetime Achievement Award”, apresentado em 2001 e dois “Emmy Awards”, e tem-se nomeado para “NEA Jazz Master” e “Kennedy Center Honoree”. Vendeu já, mais de 50 milhões de discos, em todo o Mundo.

The Way You Look Tonight, acompanhado ao piano por Bill Charlap, no “Elvis Costello's Spectacle”.


Smile, ao vivo em palco, em São Francisco.


I Left My Heart In San Francisco, promoção do “Union Bank of California”. Dançado por Na Lei Hulu I Ka Wekiu


The Very Thought of You

4 comentários:

  1. Reconheço o grande talento de Tony Bennett mas não é um estilo que me faz vibrar. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São cantores de outras épocas. Eu gosto bastante de Tony Bennett, mas também gosto imenso, por exemplo, de Jamie Cullum e/ou de Michael Bublé, para realçar alguém que é canadiano !
      Aliás o Canadá tem alguns montros sagrados da música que perdurarão para todo o sempre, a saber: Oscar Peterson, Diana Krall, Michael Bublé, Brian Adams e Celine Dion.

      Eliminar
  2. Maravilha que a gente não cansa nunca de ouvir, Faz sonhar !
    Grande Bennett,Admirável !!
    Fico por aqui a ouvi-lo.
    abraço Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis podes vir aqui ao meu Rádio Blogue ouvir boa música quando te apetecer !
      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!