Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Os Festivais das Canções (1984)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Vou andar por aqui a mostrar um pouco da música dos Festivais da Canção, o da RTP e o da Eurovisão. Ouvirão e verão, sempre que haja vídeo no Youtube , os três primeiros lugares de cada um deles.

Euro Festival 1984, em 5 de Maio, Luxemburgo (Luxemburgo).

1º. Herreys (1984 – ????) - Diggi-loo diggi-ley


2º. Linda Martin (17-04-1967) - Terminal 3


3º. Bravo (1982 – 1985) – Lady, Lady


Festival RTP da Canção de 1984, em 7 de Março, no Auditório Europa.

1º. Maria Guinot (20-06-1945) - Silêncio e Tanta Gente


2º. Samuel Leonor Lopes Quedas (01-08-1952) – Pelo Fim da Tarde


3º. Banda Tribo (19?? - ????) - A Padeirinha de Aljubarrota

12 comentários:

  1. Só me lembrava da Maria Guinot.
    Achei intragável :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria Guinot tinha uma boa voz e gostei da canção.
      Obrigado Pedro

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Tempos em que o festival da canção eram realizados num outro modo mais agradável.
    Lembro-me de todos os nossos representantes, principalmente da Maria Guinot que era minha colega de trabalho.
    Abraço
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, eram sim, na altura, muito mais interessantes, do que hoje por votação telefónica. Penso que um festicval destes merece um júri que possa avaliar as composições do ponto de visto musical. Nós, população, em geral, não temos conhecimentos musicais suficientes para essa análise, e votamos muitas vezes, naquilo que logo de seguida, ao acabar o Festival, trauteamos.
      Obrigado António

      Eliminar
  3. Tal como o Pedro Coimbra, só me lembro da Maria Guinot.

    ResponderEliminar
  4. Nao conheco nenhum deles. : (
    Boa Pascoa, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Páscoa para ti e para os teus !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  5. Lembro-me da Maria Guinot e do Samuel. Dos restantes não tenho ideia.

    Desejo que tenhas uma Páscoa Feliz junto dos teus, Ricardo!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, obrigado e uma Páscoa Feliz, também, para ti e para os teus.

      Eliminar
  6. Gosto da Maria Guinot! :) Um bocadito intelectual demais, a canção, para o tipo de evento... :)
    Ri-me foi com as fatiotas! Jasus, o que se nós usávamos! :P

    Beijinhos Marianos, Ricardo, e boa Páscoa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo contigo, no que respeita à Guinot, acho que ele cantava muito bem. Nos Festivais normalmente não ganham os melhores, ganham os que ficam no ouvido ! :(
      As fatiotas são um espectáculo ! :)))

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!