Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Miles Davis – Groups & Soloists of Jazz (XVII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Miles Dewey Davis Jr. (Alton, Illinois, EUA, 26-05-1926 — Santa Monica, California, EUA, 28-09-1991) – Foi um trompetista, compositor e chefe de banda de jazz norte-americano. Considerado um dos mais influentes músicos do século XX, Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do Jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Ele participou de várias gravações do “Bebop” e das primeiras gravações do “Cool Jazz”. Foi parte do desenvolvimento do “Jazz Modal”, e também do “Jazz Fusion” que teve origem do seu trabalho, com outros músicos no final da década de 1960 e no começo da década de 1970.
Miles Davis pertenceu a uma classe tradicional de trompetistas de Jazz, que começou com Buddy Bolden e desenvolveu-se com Joe "King" Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie. Ao contrário desses músicos ele nunca foi considerado, como tendo um alto nível de habilidade técnica. O seu grande êxito como músico, entretanto, foi ir mais além e ser influente e distinto no seu instrumento, moldar estilos inteiros e maneiras de fazer música através dos seus trabalhos. Muitos dos mais importantes músicos de jazz fizeram a sua carreira na segunda metade do século XX, nos grupos de Miles Davis, nesta afirmação estão incluídos: Joe Zawinul (teclas), Chick Corea (piano) e Herbie Hancock (piano), os saxofonistas John Coltrane, Wayne Shorter, George Coleman e Kenny Garrett, o baterista Tony Williams e o guitarrista John McLaughlin.
Como trompetista, Davis ele conseguia um som puro e claro com o seu trompete, mas também uma liberdade de articulação e altura, fora do comum. Ficou conhecido por ter um registo baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade e técnica com o seu trompete.
Em 13 de Março de 2006, Davis foi postumamente incluído no “Rock and Roll Hall of Fame”. Foi também incluído nos: “St. Louis Walk of Fame”; “Big Band and Jazz Hall of Fame”; e no “Down Beat's Jazz Hall of Fame”.

Green Haze, com Miles Davis (trompete), “Philly" Joe Jones (bateria), Red Garland (piano), Oscar Pettiford (contrabaixo).


So What, composição escrita por Miles Davis.


Autumn Leaves


Time After Time, gravado ao vivo, em Kunstinsel, Hamburgo, Alemanha, em 30 de Junho de 1990. Com Miles Davis (trompete e teclas), Kenny Garrett (saxofone e flauta), Joseph Mccreary (guitarra e vocal), Kei Akagi (teclas), Richard Patterson (baixo), Ricky Wellman (bateria), e Erin Davis (percurssão).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!