Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 17 de novembro de 2013

Jazz Standards (CV)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)          
           
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)       
            
Avalon (#109) - Música e Letra de Al Jolson, BG De Sylva e Vincent Rose    
O vocalista Al Jolson estreou esta composição em 1920, e ficou em segundo lugar nas tabelas do ano seguinte:       
          
Al Jolson (1921, vocal, Nº. 2)
Art Hickman e His Orchestra (1921, Nº. 11)       
           
Desde o seu primeiro disco de sucesso em 1912 até ao declínio de sua carreira na década de 1930, quase tudo que Jolson tivesse interpretado tinha sido sucesso ou virara ouro. Apenas o seu nome associado a uma canção, o sucesso era quase garantido.
O mais provável é Vincent Rose merecer o crédito para a música, mas não na totalidade. A melodia de abertura é na verdade uma melodia semelhante, à ária de ópera, de Giacomo Puccini, intitulada "E Lucevan Le Stelle", presente na ópera Tosca. Rose apenas mudou a melodia de “menor” para “maior” e acrescentou algumas notas de sua autoria. Mas foi o suficiente e óbvio, para que os editores de Puccini, G. Rocordi, processassem os compositores e a editora em 1921. Ganharam e foram premiados com 25 mil dólares, em danos punitivos e todos os “royalties” futuros.        
           
Ella Fitzgerald (Newport News, EUA, 25-04-1917 — Beverly Hills, EUA, 15-06-1996), Caterina Valente (Paris, França, 14-01-1931 - 20xx) e Perry Como (Canonsburg, EUA, 18-05-1912 – Jupiter Inlet Colony, EUA, 12-05-2001)      
        
          
           
John Coltrane (Hamlet, Carolina do Norte, EUA, 23-09-1926 - Long Island, Nova Iorque, EUA, 17-07-1967) – com John Coltrane (saxofone tenor), Donald Byrd (trompete), Hank Mobley (saxofone tenor), Elmo Hope (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Philly Joe Jones (bateria). Gravado no “Rudy Van Gelder Studio”, Hackensack, New Jersey, em 7 de Maio de 1956.   
            
       
              
Havana Swing (???? – 20xx) - Walter Smith (clarinete), John Whyte (guitarra), Ashley Malcolm (guitarra), Calum McKenzie (contrabaixo) e Alain Legrand (guitarra).            
             
         
               
Al Johnson (Seredžius, Lituânia, 26-05-1886 — San Francisco, EUA, 23-10-1950)          
           
          
                 
Letra       
            
I found my love in Avalon
Beside the bay.
I left my love in Avalon
And I sailed away.
I dream of her in Avalon
From dusk till dawn.
So I think I'll travel on
To Avalon.
Every morn' my memories stray
Across the sea where flying fishes play.
And as the night is falling
I find that I'm recalling
That blissful all-enthralling day.
Beside the bay.
And I sailed away.
I dream of her in Avalon
From dusk till dawn.
So I think I'll travel on
To Avalon.          
            
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos)

5 comentários:

  1. Gostei da seleção de jazz, embora bastante diferenciada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, eu gosto de mostrar, precisamente, a mesma composição sob o ponto de vista vocal e o instrumental. Tentar mostrar que é tão agradável ouvir uma voz como ouvir um grupo ou um instrumento. É importante que as pessoas consigam ouvir diferente. Se a Ella Fitzgerald é uma excepcional intérprete, o grupo "Havana Swing" também o é.

      Eliminar
  2. Ella Fitzgerald é das tais que me faz companhia no carro, Ricardo.
    Voz fantástica!!
    Aquele abraço e votos de uma excelente semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ella é na realidade uma das melhores intérpretes de Jazz de todos os tempos, com ela Sarah Vaughan, Billie Holiday e Nina Simone, formam um quarteto invejável no panorama vocal mundial.
      Obrigado Pedro

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!