Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 5 de outubro de 2013

Van Morrison – Jazz Singers (XVI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)       
          
Van Morrison (Belfast, Irlanda, 31-08-1945 – 20xx) – É nome artístico de George Ivan Morrison, é um cantor, compositor e expoente da chamada “Celtic Soul”.
Nasceu em 31 de agosto de 1945 e cresceu em Bloomfield, Belfast, Irlanda do Norte como o único filho de George Morrison, um estaleiro trabalhador e Violet Stitt Morrison, uma cantora e dançarina amadora na juventude. Van foi exposto à música desde a mais tenra idade, como seu pai, trabalhou em Detroit em uma loja de discos de jazz, blues e country and western. O gosto musical do pai foi passado a ele, por isso, cresceu ouvindo artistas como Jelly Roll Morton, Ray Charles, Lead Belly e Solomon Burke. Para um artigo da revista Rolling Stone de 2005 declarou "Esses rapazes foram minha inspiração. Se não houvesse aquele tipo de música, eu não poderia fazer o que eu estou fazendo agora.
Atingiu a maturidade à frente dos “Them”, banda formada em 1964, e com a qual obteve uma série de êxitos. Morrison começou a ficar triste devido à grande utilização de músicos de estúdio por parte da banda e abandonou o seu grupo após uma digressão pelos Estados Unidos em 1966. Regressou a Belfast com a intenção de deixar o mundo da música, mas o produtor Bert Berns convenceu-o a regressar a Nova Iorque e a gravar a solo. Destas primeiras sessões de gravação saiu uma das suas músicas mais conhecidas, “Brown Eyed Girl”.
Em 1968, é editado “Astral Weeks”, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público. Morrison geralmente mostra algum desdém pelas opiniões da imprensa e da crítica. O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.
Em 1990, participou no espectáculo de Roger Waters, “The Wall in Berlin”, com outros convidados, entre os quais Bryan Adams e “Scorpions”.     
         
Days Like This, composta por Van Morrison, para o álbum com o mesmo nome, de 1995.       
         
        
         
Sweet Thing, filmado ao vivo na “Hollywood Bowl”, L.A, em Novembro de 2008.       
        
         
        
Common One     
          
       
           
One Irish Rover, do álbum “No Guru, No Method, No Teacher”, de 1986.    
         

2 comentários:

  1. ADORO! Anda pelo meu canto de vez em quando! :)

    Boa noite, Ricardo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que que ele passa no teu Blog de vez em quando, já o vi por lá. Não faz propriamente o meu género, mas um dos bons que ainda canta.
      Obrigado Malena

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!