Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 5 de outubro de 2013

Estádio José de Alvalade (1956)

 
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)    

 
Lisboa é a minha cidade, onde nasci, cresci e de onde hei-de partir.
Deixo-vos algumas fotos antigas, da cidade ainda inteira, não destruída, como tem sido, pela sociedade moderna, ou por aqueles que só tem interesse em dinheiro e poder, e ignoram pura e simplesmente a cultura, a tradição e a história de uma urbe. Uma das mais antigas da Europa.    
         
(O documento em "Powerpoint" onde estas fotos existiam, tinha o nome de FCosta como sendo o seu autor. Não sei sequer se essa pessoa é o dono das mesmas. São fotos da maravilhosa cidade de Lisboa. Vou passar aqui algumas fotos que esse documento continha para mostrar a minha cidade há mais de 50 anos.)
        
O Estádio José Alvalade, inaugurado em 1956, foi o sexto principal campo de jogos do Sporting Clube de Portugal, servindo o clube durante quase metade da sua história. Sendo um estádio multidesportivo, foi utilizado não apenas em jogos de futebol como casa do Sporting Clube de Portugal, mas também em eventos de ciclismo, atletismo e outros eventos incluindo inúmeros concertos musicais. Chegou a ter capacidade para 75.000 pessoas.
O estádio foi edificado segundo projecto do arquitecto Anselmo Fernandez, posteriormente técnico da conquista da Taça das Taças. A necessidade de construção de um recinto de proporções monumentais surgiu de problemas de lotação registados nos anteriores estádios. A caminho do cinquentenário, o clube iniciou a construção do novo estádio, com instalações de raiz e muito maior lotação.     
A construção foi financiada em parte pelos sócios do clube, incluindo as comissões Central do Estádio, do Cimento e das Festas, e do Concurso Publicitário. Através de rifas e donativos, obtiveram-se 7.716.539 escudos.   
     
Datas importantes da construção:    
        
18/12/1954: Aprovação do Projecto de Construção;
27/03/1955: Início da Construção;
10/06/1956: Inauguração do Estádio.           
      
Desde os finais dos anos 80 e anos 90 que Alvalade é o palco dos grandes concertos em Portugal. Nomes como: “Pink Floyd”, “Metallica”, “Prince”, “Genesis”, “Phil Collins”, “Tina Turner”, “Whitney Houston”, “U2”, “The Cure”, “The Rolling Stones”, “Depeche Mode”, “Joe Cocker”, “Bryan Adams”, “GNR”, “David Bowie”, “Guns N' Roses”, “AC/DC”, “Bruce Springsteen”, já marcaram presença em Alvalade. Antes de o estádio abrir as portas a estes nomes mundiais (excepto os GNR), Portugal não fazia parte da rota das grandes tours. Desde então Alvalade passou a fazer parte da agenda dessas e de outras bandas.   
 



Maria José Valério – Hino do Sporting Clube de Portugal  
     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!