Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 7 de setembro de 2013

Jazz Standards (C)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)         
            
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)         
           
Don’t Get Around Much Anymore (#104) - Música de Duke Ellington e Letra de Bob Russell 
A composição de 1940 de Duke Ellington, foi lançada pela primeira vez com o título de "Never No Lament" por volta de 1943 a ela, se acrescentou a letra de Bob Russell. E assim a música foi editada, com o título “Don’t Get Around Much Anymore”. Nas tabelas ocupou: 
      
2º.Lugar - Ink Spots (1943);
7º.Lugar - Glen Gray e “Casa Loma Orchestra” (1943), na vocalização estavam Kenny Sergeant e as “Lebrun Sisters”;
8º.Lugar - Duke Ellington (1943).    
         
A orquestra de Ellington (1940) depressa atingiu os 15 anos de carreira, lideradas por Duke. Agora conhecida como a banda "Blanton-Webster" (saxofonista tenor Ben Webster e baixista Jimmy Blanton), o grupo era uma banda fortemente unida composta de um talento jazzístico, fabuloso. Gravações e composições de Ellington deste período são, facilmente, reconhecidas, clássicos. A formação era, não só, animada pelos grandes músicos, como Webster e Blanton, mas também por Barney Bigard (clarinete), Cootie Williams (trompete), Harry Carney (sax barítono) e Johnny Hodges (saxofone alto).       
          
Tony Bennet (Queens, New York, EUA, 03-08-1926 - 20xx) e Michael Bublé (Burnaby, British Columbia, EUA, 09-09-1975 - 20xx) – versão gravada em studio.      
         
       
           
Lina Romay (Barcelona, Espanha, 25-06-1954 - Málaga, Espanha, 15-02-2012) – Em 1940.      
         
       
           
Paul McCartney (Liverpool, Inglaterra, 18-06-1942 – 20xx) – Em 1987 numa aparição na televisão.      
          
       
         
Joe Pass (New Brunswick, New Jersey, EUA, 13-01-1929 – Los Angeles, California, EUA, 23-05-1994) – Do álbum “Portraits of Duke Ellington”, editado pela “Pablo Records” em 1974, e com Joe Pass (guitarra), Ray Brown (contrabaixo) e Bobby Durham (bateria).       
            
        
          
Letra      
        
Missed the Saturday dance
Heard they crowded the floor
Couldn't bear it without you
Don't get around much anymore
Thought I'd visit the club
Got as far as the door
They'd have asked me about you
Don't get around much anymore
Oh, Darling I guess my mind's more at ease
But nevertheless, why stir up memories
Been invited on dates
Might have gone but what for
Awfully different without you
Don't get around much anymore       
           
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos)

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!