Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

domingo, 8 de setembro de 2013

Gira-Discos (XLVII)


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)        
              
Xutos e Pontapés (1978 – 20nn) – São uma banda de “Rock” portuguesa. No final de 1978, Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel, formam os “Xutos e Pontapés”, dando o primeiro concerto a 13 de Janeiro de 1979, com Zé Leonel na voz, Tim no Baixo, Zé Pedro na guitarra e Kalú na bateria, na sala “Alunos de Apolo” para a comemoração dos “25 anos do Rock & Roll”.
Em 1981 entra para a banda o guitarrista Francis e sai Zé Leonel, assumindo Tim as funções de vocalista. Em 1982 sai o compacto 1978-1982, com músicas marcantes como "Sémen" e "Mãe". Em 1983 Francis sai da banda que passa a actuar com músicos convidados, entre os quais o saxofonista Gui, e no mesmo ano entra para a banda o guitarrista João Cabeleira.
O primeiro álbum gravado por João Cabeleira em 1985 foi “Cerco” com as músicas "Barcos Gregos" e "Homem do Leme" que sairiam também em single.
A explosão mediática começou em 1987 com o álbum “Circo de Feras” e os seus sucessos "Contentores", "Não Sou o Único" e "N'América". Continuou com o sétimo “single” e o seu estrondoso êxito "A Minha Casinha". O álbum “88” foi um dos pontos mais altos da carreira dos “Xutos e Pontapés” com os êxitos "À Minha Maneira", "Para Ti Maria" e "Enquanto a Noite Cai", entre outros, dando início a uma das maiores digressões da banda que ficou retratada no álbum "Xutos - Ao Vivo".            
...     
           
"Para Ti, Maria”, de 1988, do álbum “88”.        
            
         
             
"A Minha Casinha”, de 1988, do álbum “88”.         
              

6 comentários:

  1. Sempre gostei e continuo a gostar de os ouvir! :)))

    Um abraço, Ricardo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são a minha banda portuguesa de "Rock" preferida, mas também gosto de os ouvir.
      Obrigado

      Eliminar
  2. Só agora reparo que me passaram uma série de posts.
    Desde o post dos festivais da canção (1969) que não me apareciam actualizações do blogue.
    E perdi muita coisa boa.
    Nunca é tarde para recuperar.
    Grande abraço e votos de boa semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, obrigado pela visita. Se me quiser seguir e não perder "pitada", como soy dizer-se. Eu publico, de quinze em quinze dias, e sempre aos Domingos, seis/sete "posts", foi o aconteceu, ontem dia 8, com Jazz, Anedota, Rock.
      Às Quartas enquanto tiver videos feitos por mim (fotos minhas e música escolhida !), ando a repô-los do meu primeiro Blog.
      No próximo Domingo dia 15, publicarei o Euro Festival e o Festival RTP de 1970.
      E irá ser assim durante alguns meses.
      Um abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.