Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Porto (I) – Baixa do Porto

Esta semana trago-vos, também, fotos, da baixa da cidade Invicta, cidade que muito prezo e admiro. 
     
As fotos falam por si, não precisam de apresentações. São edifícios típicos da baixa portista, monumentos e igrejas. Alguns, verdadeiras obras-primas da arquitectura.      
Para acompanhar musicalmente estas minhas fotos, três artistas, Veloso, Sérgio e Abrunhosa. Dois nascidos no Porto, e um nascido em Lisboa, mas que veio para o Porto, em tenríssima idade, para aí ser criado.        
       
As composições musicais são, como é óbvio, ao meu gosto pessoal, mas sobejamente conhecidas.    

2 comentários:

  1. Com que então estiveste no Porto e não dissestre nada ?! rsrs ...
    Numa próxima, dá uma apitadela ! :))
    Belíssima reportagem, tal como em Braga, no Sameiro e Bom-Jesus ! :))
    Espero que no Porto não tivesses deixado por ver a Ribeira (dos 2 lados), uma visita às Caves e prova de Porto, as pontes, a marginal até à Foz ou Leça ! Também da Casa da Música, Boavista ao mar, Serralves, o Parque da cidade ! Uma bica no Magestic, Santa Catarina, os Clérigos e a Lello e claro que ainda faltaria muito para ver e com mais tempo uma subida até à Régua, as eclusas e descida por outra via !

    Grande abraço, Ricardo ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive 3 curtos dias e somente andei pelos sítios que fotografei. Percorri o País em trabalho durante alguns anos da minha vida. O Porto e toda os habitantes nortenhos são pessoas que me são muito queridas,l e até conheço a cidade mais ou menos.
      Tenho aí alguns amigos, não muitos, mas bons. Aliás, somente tenho boas recordações do espírito hospitaleiro das gentes do Norte. Porto, Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Ponte de Lima, são cidades de que gosto imenso !
      Obrigado Rui

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!