Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

domingo, 21 de abril de 2013

Gira-Discos (XLII)


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)          
               
Sitiados (1991 - 2009) - Foi uma banda portuguesa da década de 1990, sob a alçada de João Aguardela, conhecida por temas como “Esta Vida de Marinheiro” e “Vamos ao Circo”.
1987, José Resende (guitarra), João Aguardela (voz) e Mário Miranda (baixo), todos ex-Meteoros, juntavam-se ao baterista Fernando Fonseca para formar a banda Sitiados. Desde logo, procuraram efectuar uma fusão entre o “Rock” e a música tradicional portuguesa, de forma semelhante ao trabalho de “The Pogues”, na Irlanda.
Participam no quinto concurso do “Rock Rendez Vous” onde se qualificam em 2º lugar. Com esta classificação conseguem lugar na compilação "Registos", editada pela “Dansa do Som” com o tema "A Noite".
Sandra Baptista entra para o grupo para substituir o acordeonista Manuel Machado. Entram também Jorge Buco (bandolim) e o “ex-Clandestinos” João Marques que substitui Mário Miranda. José Resende passou também a colaborar apenas em estúdio e na composição.
Em 1992 editam o álbum de estreia, "Sitiados", que esteve para se chamar "A Última Valsa", pois pensavam que este seria o fim dos Sitiados. O tema "Vida de Marinheiro", dedicado a Necas, baterista dos Clandestinos, dá grande sucesso ao disco e vende mais de 40 mil cópias.         
            
"Esta Vida de Marinheiro”, de 1992            
               
            
              
"Vamos ao Circo”            
                

2 comentários:

  1. Cantei muitas vezes "Esta vida de marinheiro" ao meu filho, em pequeno!
    :))))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não me lembro de ter cantado esta para os meus filhos, lembro-me, no entanto, de a ter trauteado algumas vezes, sim.
    Bjs

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.