Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Jazz Standards (LXXXI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)         
                
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)        
          
Mean To Me (#75) - Música e Letra de Fred Ahlert e de Roy Turk
Ruth Etting interpretou, pela primeira vez, esta canção de Ahlert/Turk em 1929. "Mean to Me" tinha na face B, G. De Sylva/Lew Brown com a canção "Button Up Your Overcoat", da comédia da Broadway 1929 musical sobre o campeonato de golfe, “Follow Through”.
O disco vendeu mais de um milhão de cópias e os dois sucessos nas tabelas, deram a "Mean to Me" o lugar três e "Button Up Your Overcoat" o lugar 15.
Também em 1929, a gravação Helen Morgan alcançou o lugar 11, e em 1937 “Teddy Wilson & His Orchestra”, com a vocalista Billie Holiday, viu a sua versão subir ao número sete e durante quatro semanas. Esta versão pode ser ouvida em “The Quintessential Billie Holiday, vol. 4” ou no CD de compilação, “Romance Musical” (Billie Holiday e Lester Young).        
                   
Dean Martin (Steubenville, Ohio, EUA, 07-06-1917 – Beverly Hills, California, EUA, 25-12-1995) – The “King of Cool”...          
                 
              
                     
Doris Day (Cincinnati, Ohio, USA, 03-04-1922 - 20xx) – Do filme “Love me, or Leave Me” de 1955, realizado por Charles Vidor, com Doris day and James Cagney.             
                 
              
                
Lee Konitz (Chicago, Illinois, EUA, 13-10-1927 - 20xx) Quartet - Lee Konitz (saxofone alto), Ronnie Ball (piano), Peter Ind (contrabaixo) e Jeff Morton (bateria).
       
            
                     
Linda Ronstadt (Tucson, Arizona, EUA, 15-07-1946 - 20xx) – com a orquestra de Nelson Riddle.             
               
            
                
Letra        
             
You're mean to me
Why must you be mean to me?
Gee, honey, it seems to me
You love to see me cryin'
I don't know why
I stay home each night
When you say you phone
You don't and I'm left alone.
Sing the blues and sighin'
You treat me coldly each day in the year
You always scold me
Whenever somebody is near, dear
I must be great fun to be mean to me
You shouldn't, for can't you see
What you mean to me          
                 
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!