Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Gira-Discos (XXXVIII)


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)      
                 
Petula Clarke CBE (Surrey, Inglaterra 15-11-1932 – 20xx) – É uma cantora britânica. Treinada para cantar por sua mãe soprano, Clark embarcou numa carreira iniciada com a tenra idade de sete anos. Logo se fixou em programas de rádio britânicos e iniciou a interpretação do seu próprio espectáculo regular “Pet’s Parlour” que consistia numa coletânea de canções patrióticas projectadas para impulsionar o moral, das tropas britânicas, na Segunda Guerra Mundial. Tinha, então, 11 anos de idade
Após entreter as tropas, ao lado de estrelas, como Julie Andrews e Anthony Newley, Clark estreou-se no cinema com o filme "A Medal for the General", em 1944. No alvorecer dos anos 50, já era uma grande estrela, em todo o Reino Unido, com o compromisso de actuar em duas dúzias de filmes. Em 1954 "The Little Shoemaker" foi o seu primeiro sucesso que esteve entre as vinte mais preferidas do público, enquanto que em 1960 a canção "Sailor" obtinha índices expressivos de sucesso. Após vender 1 milhão de cópias em 1961, com a canção "Romeo", casou-se e mudou-se para a França, estabelecendo uma base forte de admiradores pelos sucessos das canções "Ya Ya Twist", "Chariot" e "Monsieur", que marcou uma nova fase de seu repertório, mais sofisticado e escorado por vocais cristalinos.
Navegando a onda da invasão britânica, Clark pôde finalmente penetrar no mercado norte-americano em 1964, com o mega sucesso vencedor de um Grammy “Downtown”, aliás, o primeiro e único alcançado por uma mulher britânica que rebentou nas tabelas do “Top Tem”, dos EUA. Mas não ficou só por aí. Outros sucessos alcançaram o “Top Tem”, (escritas e com arranjos de Tony Hatch), como em 1965 “I Know a Place” e em 1966 “I Couldn't Live Without Your Love” e o estrondoso sucesso “My Love”. Ao mesmo tempo ela resplandeceu em toda a Europa, estando nas primeiras posições do sucesso em 1967 com a canção “This is my Song” feito para o filme “A Countess From Hong Kong”. Actuou no seu próprio programa na BBC de Londres e em 1968 participou do especial do canal NBC, quando os patrocinadores pediram que um segmento com o convidado Harry Belafonte fosse editado, pelo facto de ele ser negro e estar encostado em Petula Clark nas gravações. Depois de um protesto de Clark, o filme permaneceu conforme a gravação.
No fim dos anos 60, o estatuto comercial de Petula Clark revigorou-se, enquanto canções, como “Don’t Sleep in th Subway”, “The Other Man’s Grass is Always Greener” e “Kiss Me Goodbye” faziam sucesso em ambos os lados do Atlântico.
Em 1968 também reiniciou a sua carreira no cinema com a película “Finian’s Rainbow”, seguida um ano mais tarde por, “Goodbye Mr. Chips”. Anos mais tarde, Clark dedicou-se a digressões internacionais, actuando até os dias atuais.
Actualmente o seu sucesso, “Downtown”, participou de forma marcante da série americana “Lost”, da “American Broadcasting Company”. Esse mesmo suesso fez parte da banda sonora do filme "Girl, interrupted", lançado em 1999, com a participação de Winona Ryder e Angelina Jolie.          
          
"Downtown”          
             
    
              
When you're alone and life is making you lonely
You can always go - downtown
When you've got worries, all the noise and the hurry
Seems to help, I know - downtown
Just listen to the music of the traffic in the city
Linger on the sidewalk where the neon signs are pretty
How can you lose?
The lights are much brighter there
You can forget all your troubles, forget all your cares
So go downtown, things'll be great when you're
Downtown - no finer place, for sure
Downtown - everything's waiting for you
Don't hang around and let your problems surround you
There are movie shows - downtown
Maybe you know some little places to go to
Where they never close - downtown
Just listen to the rhythm of a gentle bossa nova
You'll be dancing with him too before the night is over
Happy again
The lights are much brighter there
You can forget all your troubles, forget all your cares
So go downtown, where all the lights are bright
Downtown - waiting for you tonight
Downtown - you're gonna be all right now
And you may find somebody kind to help and understand you
Someone who is just like you and needs a gentle hand to
Guide them along
So maybe I'll see you there
We can forget all our troubles, forget all our cares
So go downtown, things'll be great when you're
Downtown - don't wait a minute for
Downtown - everything's waiting for you
Downtown, downtown, downtown, downtown ...           
                 
"This Is My Song”, composta por Charlie Chaplin em 1966, e sucesso Nº.1 nas tabelas em 1967.           
                

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.