A paixão nua e cega dos estios, Atravessou a minha vida como rios

Sophia de Mello Breyner Andresen, A Paixão Nua, in “O Nome das Coisas”.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Gira-Discos (XXXVII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)            
                  
Salada de Frutas (1980 – 1983) – Foram uma das primeiras bandas surgidas com o “boom” do “Rock” em Portugal do início dos anos 1980.
Em Setembro de 1980 Lena d'Água (ex-Beatnicks), Luis Pedro Fonseca (ex-Plexus) e Zé da Ponte (ex-Saga), formam o grupo Salada de Frutas. Pouco tempo depois lançam, através da editora Rossil, o álbum “Sem Açúcar”.
A vocalista Lena d'Água, marcou a diferença desde o início, pontuando com a sua voz, as sonoridades híbridas, com alusões ao “Rock” experimental anglo-saxónico dos anos 1960 que dominavam o álbum. Nesse primeiro trabalho, podemos escutar faixas como “Shui de Shock”, “Bolonha” e “Como Se Eu Fosse Tua”. Os outros dois elementos também fazem a voz principal em alguns dos temas do álbum. Aparecem como músicos convidados nesse disco, Guilherme Inês e Zé Carrapa (José Moz Carrapa), que posteriormente, se tornariam membros efectivos da banda, e nos sopros Rui Cardoso.
Em 1981 lançam o single “Robot”, um mega-sucesso que venderia mais de 30 mil exemplares. Foi uma das canções a ser caricaturada por Tony Silva.
Em Setembro desse ano, após a actuação na Festa do Avante, foi decidido dispensarem Lena d'Água de forma unilateral e algo polémica, alegando que ela não tinha capacidades para integrar uma banda Rock. Luis Pedro Fonseca e Lena d'Água abandonam o grupo para criar a Banda Atlântida que a acompanharia no início de uma carreira a solo que então iniciou. Carlos Pereira (ex-Chinchilas) juntou-se à banda como vocalista, entrando também na mesma altura Zé Nabo, saído da banda de Rui Veloso.
Ainda antes do final do ano, partem para a Holanda, para gravar o segundo álbum da banda, que foi lançado pela Edisom. Zé Nabo assumiu a voz principal, por Carlos Pereira se ter afastado devido a incompatibilidades profissionais, e entrou Quico Serrano para as teclas. Foi com esta formação que é lançado o segundo disco da banda, “Se Cá Nevasse”. Zé Nabo, habitualmente baixista, toca guitarras em várias faixas alternando com Zé da Ponte, e o baterista Guilherme Inês toca guitarra e teclas no tema "Moçoila". A cantora Né Ladeiras acrescenta vozes num dos temas. Em algumas letras encontramos a colaboração de Carlos Tê, Carlos Pereira, Mário Zambujal, Ana Bola e Zé Correia.         
                 
"Robot”        
             
         
               
"Se cá nevasse”, do álbum “Se Cá Nevasse” de Novembro de 1981. Gravado no estúdios de Hilversum (Holanda).         
               

2 comentários:


  1. Ora esta época é muito especial para mim. Os Salada de Frutas e seu "Robot" estão na memória de toda a gente pois lembro-me que naquela altura toda a gente trauteava esta música.

    Com os meus treze/catorze anos queria ser cantora (lol) e era óbvio que eu era fã da Lena D'Água!
    Sabia cantar todas as músicas dela que passavam na Rádio e julgo que ela só ganhou com o seu afastamento dos Salada de Frutas. A sua carreira a partir dali é que ganhou força.

    Um dos temas que gravou com a Banda Atlântida e que ainda hoje gosto muito é este:
    http://www.youtube.com/watch?v=l0wQu64Lsz4


    Por aqui está frio... mas ainda não neva!

    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Pois podes ir buscá-lo ao Dropbox... :))
    Também um tema de que eu gosto !

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.