A paixão nua e cega dos estios, Atravessou a minha vida como rios

Sophia de Mello Breyner Andresen, A Paixão Nua, in “O Nome das Coisas”.

domingo, 13 de maio de 2012

Gira-Discos (XXVIII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)          
            
Jáfumega (1980 – 1985) – O projecto Jafumega (por vezes grafado “Jáfumega”, “Jafu – mega”, “Jafu'mega” ou “Jáfu'mega”) é uma banda de música portuguesa da década de 1980.
O grupo nasceu, como consequência do fim do quarteto de adolescente “Mini Pop”, grupo com os irmãos Barreiros (Mário, Eugénio e Pedro) que chegou a ter algum sucesso na década de 1970. O disco de estreia dos “Jafumega”, totalmente em inglês, foi editado em 1980 com o nome “Estamos Aí”.
Aproveitando a onda musical que acontecia em Portugal no início dos anos 80, os “Jafumega” decidem cantar em português, lançando o single "Dá-me Lume" que teve bastante sucesso graças ao tema "Ribeira".
Em 1982, os Jafumega lançaram o álbum homónimo que inclui temas como "Latin'américa", "Kasbah" e "Nó Cégo". Algumas das letras eram da autoria de Carlos Tê. O álbum foi bem recebido pelo público e crítica e nesse ano tocam em Vilar de Mouros.
Em 1983 editaram o álbum “Recados”, com temas como "Romaria" e "La Dolce Vita", mas que não é tão bem recebido e o grupo faz uma paragem.
Em 1985 ainda é anunciada a intenção da banda lançar um novo disco, “São João Brejeiro” mas não se chegou a concretizar.          
                  
Latin'América”, de 1982.         
                
          
             
Ribeira”, de 1981.         
             

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.