Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 14 de abril de 2012

O Bairro da Encarnação... por Fernando Furtado Barreiros

Não posso deixar passar em claro o convite que me foi dirigido por um dos autores, e que aceitei, para o lançamento do livro intitulado “O Bairro da Encarnação e as Antigas Quintas dos Olivais”, escrito por Fernando Furtado Barreiros e Carlos Alberto Revez Inácio, e que teve lugar, na passada Quinta-Feira, dia 12, nas instalações da “Associação Desportiva e Cultural Encarnação e Olivais” (ADCEO).
Na realidade o pouco que posso dizer é que é um grande e excelente trabalho de pesquisa, colectado pelos autores e que conta, pormenorizadamente, a história deste esplêndido Bairro da periferia da cidade, e que infelizmente não habito.
Parabéns ao Fernando Barreiros e ao Carlos Inácio por esta obra que deixará às gerações vindouras a história de uma das zonas mais bonitas de Lisboa, e a porta aberta para novas pesquisas.
Espero que a tiragem de 1.000 exemplares depressa se esgote e que todos os habitantes do Bairro e não só, a comprem. É uma obra exemplar de dedicação, a qual é importante mostrar aos Lisboetas e não só, daquilo que foi/é/será uma parte da nossa cidade.
Por isso, peço a todos os responsáveis desta cidade e a capital mais ocidental da Europa, que exercem cargos autárquicos e não só, que NÃO a destruam mais, e que apoiem iniciativas, como esta, para que fiquem gravadas e documentadas para a nossa história milenar.
Para terminar um obrigado ao Fernando Furtado Barreiros pelo convite para o lançamento da sua obra.








9 comentários:

  1. Conheço o bairro, não muito bem, mas com as imagens fiquei a conhecer melhor.
    Quanto a comprar o livro... fica na minha lista, por sinal bem longa que isto anda mau para compras :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos Autores pelo bom trabalho pois é importante divulgar a história dos bairros lisboetas, inclusivé dos sociais das décadas de 40, 50, 60 e 70.

    ResponderEliminar
  3. Cara Graça
    Pedi ao Fernando Furtado, para responder aqui como podes adquiri-lo. Não sei se ainda é possível, mas ele dirá de sua justiça, visto ser o autor do mesmo.
    Como não tenho nem o teu Email, nem o dele, deixei um comentário no Blogue dele (http://obairrodaencarnacao.blogspot.pt/) para que responda aqui. Pensas que tenhas subscrevido este "post", por isso quando ele responder receberás a resposta. Ficas de qualquer maneira com o endereço da Blogue do Fernando Furtado !
    Obrigado e Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado Ricardo Santos

    Mas já consegui adquirir o livro (por acaso até foram 3) na loja do Sr Fernando Perfeito. O livro interessou-me assim como a familiares meus, pois meus pais foram moradores na Rua 7 desde o início da bairro.

    Cumprimentos e Muito Obrigado pelo interesse demonstrado, Bem Haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça não tens que me agradecer. É um prazer divulgar assuntos sobre aquele bairro onde um dia, eu hipoteticamente, gostaria de viver. Bem tentei !!!
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. gostaria de ler esse livro. parabens pela iniciativa. eu particamente nasci ni bairro da encarnacao . da maternidade alfredo da costa fui para a casa dos meus avos que residiam nesse bairro. tenho uma pergunta o bairro sepre fez parte de lisboa desde o inicio? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Idalina penso que sempre fizeram parte do concelho de Lisboa.
      Cumprimentos
      Obrigado

      Eliminar
  6. Sr. Ricardo Santos, sabe informar-me onde posso adquirir este livro?
    Antecipadamente Grata,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria
      Aqui há uns meses largos, adquiri um segundo exemplar na Junta de Freguesia dos Olivais. Neste momento e por indicação do seu autor, somente a Junta detém alguns exemplares.
      Cumprimentos

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!