Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

sábado, 31 de março de 2012

Gira-Discos (XXV)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)           
               
The  Shadows (195x – 1990) - Foi um grupo “Pop” britânico com um total de 69 singles no Reino Unido. 35, como "The Shadows" e 34 como "Cliff Richard & The Shadows”, de 1950 a 2000. Cliff Richard em conversa informal com a imprensa britânica de rock frequentemente se refere aos “The Shadows” pelo seu apelido, "The Shads​​".
Também foram sucesso nas tabelas britânicas, os “EP’s”, que foram compilados por várias publicações diferentes durante a década de 1960, com base em estatísticas de vendas a partir de um número limitado de revendedores em todo o país. “The Shadows” e “Cliff Richard & The Shadows”, cada uma, com quatro EPs no primeiro lugar de vendas.
De acordo com a “British Hit Singles & Albums” (edição 19), "The Shadows" são o terceiro maior sucesso do Reino Unido em vendas. Somente atrás de Elvis Presley e, do próprio, Cliff Richard.
Pioneiros do formato de quatro membros, de grupo de “Rock” (composto por guitarra, guitarra ritmo, guitarra, baixo e bateria) no Reino Unido, o grupo conheceu uma segunda altura de sucesso e interesse na sua música, a partir de finais dos anos 70, até à dissolução em 1990. O seu som único de guitarra foi originalmente produzida por uma combinação de guitarras Fender americanas, amplificadores britânicos feitos pela Vox e unidades de eco “Meazzi”, fita e disco magnético, da “Echomatic Binson”.         
               
Apache”, de 1960, composta por Jerry Lordan.        
          
          
                     
Riders in The Sky”, de 1948, composta por Stan Jones.             
                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.