Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 18 de março de 2012

5MJZ (XI) - Bill Henderson

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora Sextante, Novembro de 2009)              
                   
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual, algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso na rádio do nosso país.              
                
William Randall "Bill" Henderson (19-03-1926 – 20xx) - É um vocalista de jazz americano e actor de televisão e cinema. Henderson nasceu em Chicago, Illinois. Henderson têm tido numerosas actuações. A partir de meados dos anos 1970, e continuando até hoje, ele tem aparecido com frequência na televisão. Os seus papéis em cinema seguiram uma tendência similar - papéis menores e de suporte.
Henderson começou a sua carreira profissional na música em 1952, actuando em Chicago, com Ramsey Lewis, e começou a gravar como líder depois de uma mudança para Nova York em 1958. Desde então, ele gravou e tocou com artistas como Oscar Peterson, Jimmy Smith, Count Basie, Yusef Lateef, Booker Little, e Eddie Harris. Henderson também gravou as suas próprias faixas vocais como "King Blues" na comédia “Get Crazy” (1983). Em 1999, Henderson fez uma aparição vocal no álbum de Charlie Haden “The Art Of The Song”. Ainda de forma privilegiada, Henderson continua a cantar regularmente em volta da área de Los Angeles.            
             
"You Are My Sunshine", é uma canção popular registada pela primeira vez em 1939. Foi declarada uma das canções do estado de Louisiana, como resultado da sua associação com o governador do estado e ex-cantor de música country Jimmie Davis. A canção está registada em 1940 na “Peer International Corporation”, letra e música de Jimmie Davis e Charles Mitchell. De acordo com um artigo de 1990 por Theodore Pappas, a canção original foi escrito por Oliver Hood. A música original, porém, é muito semelhante a uma canção popular muito mais antiga e ucraniana intitulada "Ой, там на горі" (Oj, tam nd hori - Lá em cima, na montanha), levando muitos a acreditar que nem Jimmie Davis nem Oliver Capa escreveram a música.          
              
(*) 1940 – Charlie Parker integra a orquestra de Jay McShann e grava pela primeira vez; Charlie Chaplin realiza “O Grande Ditador”; Trostsky é assassinado no México; e são postas à venda nos Estados Unidos as meias de “nylon”.           
                       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!